TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema econômico possui três elementos

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  939 Palavras (4 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 4

1- Sistemas econômicos:

Conforme verificamos a economia possui três grandes problemas fundamentais, quais sejam, o que e quanto produzir, como produzir e para quem produzir e para tanto faz-se necessário a elaboração de um sistema econômico.

Deste modo, o sistema econômico, pode ser definido como a forma organizacional política, social e econômica que impera em uma sociedade, constituindo um sistema de organização da produção, distribuição e consumo, visando sempre o atendimento aos três grandes problemas acima mencionados, cujo maior objetivo é a melhoria do bem estar da população.

1.2 – Elementos do sistema econômico:

O sistema econômico possui três elementos:

1.2.1 – Estoque de recursos produtivos ou fatores de produção – Nessa categoria encontra-se incluída todos os recursos necessários para a produção de bens de consumo, incluindo todo o capital humano e empresarial, tais como reservas naturais e tecnológicas.

1.2.3 – Complexo de unidade de produção – Essa categoria inclui as empresas que processam os recursos naturais e tecnológicos por intermédio da mão de obra.

1.2.3 – Conjunto de instituição políticas, jurídicas, econômicas e sociais: essas constituem a base organizacional da sociedade, podendo ser representadas pelos três poderes.  

1.3 - Classificação:

Basicamente existem dois grandes sistemas econômicos, com peculiaridades, objetivos e ideologias próprias, quais sejam, o capitalismo e o socialismo.

O sistema capitalista ou economia de mercado é regido pelas forças de mercado, imperando a livre iniciativa e a propriedade privada.

Basicamente esse sistema é regido pela lei da oferta e da procura, o que nas palavras do célebre Adam Smith constitui a “mão invisível do mercado”.

No Brasil houve claramente a adoção por tal sistema, pois a livre iniciativa constitui um dos fundamentos da República Federativa do Brasil, conforme se observa no artigo 1°, inciso IV da Constituição Federal e também a propriedade constitui um direito fundamental, conforme se observa no caput do artigo 5° e inciso XXII, do mesmo diploma legal.

Historicamente, até a década de 30, não havia qualquer intervenção no mercado, vigorando o liberalismo, contudo, com o advento da crise de 29, iniciada com a quebra da bolsa de valores de Nova Iorque em 24 de outubro de 1929 (quinta-feira negra), tal pensamento perdeu influencia e o Estado passou a intervir, mesmo que de forma velada na economia.

Sendo que a economia ainda se regula pelas forças do mercado, contudo, o Estado atua de forma suplementar na economia, ou seja, um sistema de economia mista.

 O nosso sistema econômico adota tal sistemática, inclusive em sede constitucional, conforme se observa no artigo 170 da Constituição Federal, onde estão previsto a livre concorrência, a propriedade privada e a redução das desigualdades sociais e regionais.

O sistema socialista ou economia planificada ou centralizada – nesse panorama todas as questões econômicas fundamentais (o que e quanto produzir, como produzir e para quem produzir) são resolvidas por um órgão central de planejamento. Todos os meios de produção são públicos, assim, impera a propriedade publica ou coletiva dos meios de produção.

Karl Marx, um dos principais teóricos desse sistema afirmava que socialismo seria alcançado através da luta de classes e de uma revolução do proletariado, tornando-se a fase de transição do capitalismo para o comunismo.

O início da experiência socialista real ocorre após Revolução Russa de 1917, cujo lema era terra, pão e paz, com a vitória bolchevique.

 2 – Evolução do pensamento econômico:

A teoria econômica iniciou-se com a publicação da obra “A riqueza das nações”, em 1776, por Adam Smith.

Anteriormente a tal marco, a atividade econômica do homem era estudada e tratada por outras ciências, tais como a Filosofia Social, a Moral e a Ética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (57.8 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com