TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que mudou no rito ordinário, depois da alteração da lei.

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO

Ulisses Queiroz Souza

Tema:

“O que mudou no rito comum ordinário, com o advento da lei 11.719/08.”

FAMA

2015

1 – Introdução:

  O procedimento comum ordinário sofreu algumas alterações significativas do ponto de vista procedimental com o advento da lei 11.719/08, que proporciona ao acusado maior amplitude para sua defesa.

  O presente artigo irá tratar das principais alterações que ocorreram no rito ordinário. Será feita uma breve explanação sobre tais alterações, criando um paralelo entre o rito ordinário antes e depois da criação da já citada lei.

Oque mudou com o surgimento da lei 11.719/08 ?:

2 – Escolha do Rito:

  Anteriormente à lei 11.719/08 o rito a ser adotado era definido observando-se a natureza do crime para  verificar-se a pena aplicada no caso concreto. Se fosse uma pena de prisão o rito adotado seria o ordinário, caso a pena fosse apenas de detenção o rito seria o sumário.

  É importante ressaltar que antes do surgimento da lei o rito comum era dividido apenas em ordinário e sumário.

3 – Cabimento:

  O rito ordinário atualmente é cabível nos crimes com pena máxima em abstrato igual ou superior a 04 anos, sempre que esses não forem amparados por rito especial, diferente do que acontecia antes como pudemos estudar no tópico anterior.

4 – Resposta à Acusação:

  Antes do surgimento da lei, o acusado apresentava sua defesa apenas após o seu interrogatório, atualmente após sua citação ele terá direito a apresentação da “Resposta a Acusação”, que é o primeiro momento efetivo em que o acusado apresenta argumentos em sua defesa, podendo até gerar sua absolvição sumária.

5 – Momento do Interrogatório do Réu:

  Muito era discutido acerca do momento correto a proceder-se o interrogatório do réu no processo. Tal questão foi pacificada com o advento da lei 11.719/08 que estabeleceu que o réu só seria interrogado após a apresentação das provas e a inquirição de todas as testemunhas. Tal entendimento tem fulcro no princípio constitucional da ampla defesa, pois os doutrinadores pregam que o interrogatório é meio de defesa, e que, portanto, deve acontecer apenas e tão somente após o conhecimento pleno, por parte do acusado, de todas as provas e depoimentos que fundamentam a denúncia ou queixa em seu desfavor.

   O que se tinha antes do surgimento da lei era o interrogatório como sendo o primeiro ato da audiência de instrução e julgamento, antes mesmo de ouvidas as testemunhas e apresentadas as provas. Tal situação para a maioria dos criminalistas é tida como cerceamento de defesa, contrariando assim diretamente os princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa.

6 – Conclusão:

  Em linhas gerais pudemos expor no presente artigo, oque de mais importante foi introduzido no Código de Processo Penal (CPP), mais especificamente no título que trata do rito comum ordinário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com