TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Édipo Rei

Por:   •  22/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.169 Palavras (5 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 5

1- Quem foi Sófocles?

R: Sófocles (497 a.C. – 406 a.C.) foi um dos nomes mais relevantes da dramaturgia durante o período da Grécia Antiga. Ainda hoje suas obras, como a tragédia “Édipo Rei” (parte da trilogia tebana), são mundialmente conhecidas e estudadas. Isso se deve ao fato que Sófocles foi pioneiro em diversas técnicas dramáticas, tais quais a técnica de introduzir um terceiro personagem em cena e o rompimento com a tradição das trilogias, além do seu tratamento sensível a respeito de moral e religião.

Não por acaso, o dramaturgo, que recebeu uma educação tipicamente ateniense durante a juventude, participou de inúmeros concursos gregos de arte dramática, tendo colecionado títulos encima de outros autores de tamanha relevância para a época.

2- Elabore um breve resumo de duas importantes obras de Sófocles: Édipo em Colono e Antígona.

R: Sófocles deixou como legado cerca de 120 obras, sendo que apenas sete permaneceram completas. Entre elas, dois clássicos: “Édipo em Colono” e “Antígona”.

O primeiro, segunda história da trilogia tebana, se inicia após Édipo arrancar seus olhos e ser expulso de Tebas por Creonte, irmão de sua mãe/esposa. Assim, após deixar o trono para seus filhos Polinices e Etéocles, o rei cego parte para Atenas, acompanhado de sua filha Antígona, em busca de um lugar para morrer e ser entregue a Hades em paz. Entretanto, ao saber que seus herdeiros guerreiam pela coroa, Édipo sofre uma mistura de sentimentos, como mágoa e raiva, praguejando contra seus filhos. Finalmente, após a morte do tebano, Antígona retorna à sua cidade natal a fim de evitar a carnificina entre seus irmãos.

Já a outra história retrata a volta de Antígona à Tebas, na qual é impedida de enterrar Polinices por conta dos atentados deste contra a cidade. Entretanto, a moça assim o faz e é sentenciada à morte por Creonte, pai de seu noivo Hemon. Com a morte de Antígona, Hemon se mata de desgosto, desencadeando também a morte de sua mãe. Por fim, Creonte se vê em desespero ao perceber que por não atender aos desígnios dos deuses perdeu todos os seus entes queridos.

3- Pesquise sobre os antecedentes que marcaram a história de Édipo. Verifique qual é a explicação da maldição que recaiu sobre a família de Édipo na perspectiva da obra Fenícias, de Eurípedes.

R: Segundo a obra de Eurípedes, a maldição da família de Édipo se deve ao seu pai, Laio, que enquanto jovem seduziu e raptou Crisipo, atos que resultaram no suicídio do último. Ao saber disso, a mãe do falecido garoto praguejou contra a descendência de Laio, caindo sobre a família uma terrível maldição.

4- Elabore um texto resumindo a tragédia Édipo Rei.

R: Assim como a maioria das tragédias gregas, Édipo Rei aborda temas como destino e maldições.

A história se inicia com Laio, que foi amaldiçoado por uma antiga desavença à nunca procriar, e, caso tal fato ocorresse, sua prole seria a responsável por seu assassinato. Assim, após ter seu primeiro filho com sua mulher, Jocasta, Laio ordena que a criança seja abandonada longe.

Entretanto, a criança, que será conhecida como Édipo, será resgatada e criada. Ele então descobre a profecia que assola seu sangue e, tentando fugir de seu destino, ao abandonar sua família adotiva, parte em direção a tal. Ao cruzar com uma comitiva, mata vários homens, entre eles o rei de Tebas, Laio.

Ao chegar a Tebas, percebe que a cidade é atacada por uma esfinge. Ao derrotá-la, Édipo é recompensado com a mão da bela Jocasta, além do trono tebano. Após anos, Édipo é informado de que a profecia se realizou, matara seu pai e se casou com sua mãe. Enquanto esta se matou, Édipo, envergonhado e arrependido de seus atos, arrancou os próprios olhos.

5- Como os deuses são definidos na referida tragédia? Cite 3 fragmentos do texto que ilustram suas características.

R: Os deuses, na tragédia Édipo Rei, são demonstrados como todo-poderosos, influenciando em todos os acontecimentos e decisões tomadas na história. Alguns trechos que ilustram tal afirmativa são:

“Zeus pai, senhor dos fúlgidos relâmpagos, esmaga esse Ares com seus trovões”

“O meu desejo, Apolo, é que díspares com teu arco dourado flechas rápidas, inevitáveis para socorrer-nos, para nos proteger”

“E possa Febo, inspirador das predições, juntar-se a nós, ele também, para salvar-nos e nos livrar desse flagelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com