TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ONCEITUAÇÃO, NATUREZA, COMPORTAMENTO POLÍTICO E JURÍDICO

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.094 Palavras (9 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE CAMBURY

CURSO: DIREITO NOTURNO

DISCIPLINA: CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO

PROFESSORA: NEIRE DIVINA MENDONÇA

ALUNA: LAURA BRITO AZEVEDO BRINGEL

PROCESSO DE ACOMPANHAMENTO

PESQUISA 1.

CIÊNCIA POLÍTICA: CONCEITUAÇÃO, NATUREZA, COMPORTAMENTO POLÍTICO E JURÍDICO

CIÊNCIA POLÍTICA

INTRODUÇÃO:

       A ciência em geral significa o conjunto consubstanciado de conhecimentos revelados pertinentes a fatos da realidade que sejam percebidos e observados. Nesses termos, os conhecimentos são verdades ora reveladas sobre os fatos da realidade. A ciência expressa distinta dimensão que fica manifesta, finita e temporária da realidade multiforme que é absoluta, infinita e eterna.

      A definição de uma ciência é questionável e incompleta, porquanto limita o ilimitável e mutável. A definição assoma, contudo, como paradigma representativo da realidade ora aparente e vigente. A política em geral tem significado complexo não apenas em razão da sua própria natureza, mas em razão dos seus enfoques diversificados e das interações suscetíveis no seu contexto ideológico, histórico e prático. De modo geral, a política abrange o conjunto e decisões e ações desenvolvidas por indivíduos e organizações em busca de participação ou de influência no poder constituído. A apresenta pluralidade de dimensões que podem ser identificadas como prática e como ciência que envolvem de forma concomitante, interativa e sistemática.

      A ciência política consolida a ciência do Estado e a ciência do governo como poder político, buscando a revelação dos fatos pertinentes ao acesso, ao exercício e à limitação do poder no âmbito do Estado. Ela pode ser considerada a ciência primordial por enfocar a revelação dos fatos sob a concepção total da existência compartilhada de indivíduos e organizações que constituem as coletividades humanas. A ciência política abrange os conceitos políticos, as ideias políticas, as instituições políticas e a prática política. Ela fundamenta o sistema político e a gestão pelo governo de políticas públicas vigentes no contexto da coletividade humana delimitada por certa área geopolítica que se identifica como Estado. A ciência política tem aceitação generalizada em razão de sua abrangência e repercussão, além de envolver sob relações expressivas com todas as outras ciências.

  1. CONCEITO

      A ciência política é bastante complexa, igualmente, à própria natureza humana, porquanto visa à elucidação sobre a convivência dos seres humanos, sobre a vida em comunidade, bem como sobre o contexto das associações e das dissociações humanas. Em suma, a ciência política contextualiza de forma integrada a perspectiva individual e a perspectiva coletiva pertinentes à ação humana. Nessa contextualização, a perspectiva coletiva da ação humana expressa inevitável disputa entre grupos de indivíduos para determinar a orientação a ser seguida em razão da oportuna ordenação de convivência.

      A ciência política abrange teorias e casos práticos da política, assim como análise e descrição dos sistemas políticos e de sua evolução. Nesse sentido, a ciência política enfoca o Governo do Estado, além do sistema político, em termos teóricos e práticos, com vista a elucidar o seu funcionamento oportuno no contexto da realidade retrospectiva (histórica), conjuntural (atual) e prospectiva (superveniente) da coletividade humana. De toda forma, a ciência política deve enunciar proposições e modelos de ordenação do sistema político que promovam o bem comum nas coletividades humanas.

      A ciência política deve visar à capacitação de todos, como unidade na diversidade, mediante a expansão da consciência, em nível individual e coletivo, promovendo o aperfeiçoamento do convívio auspicioso no âmbito das coletividades humanas. Na busca da verdade ora revelada, a ciência política deve propiciar, continuamente, a orientação ajustada para os indivíduos serem mais felizes e autorrealizados em função dos seus consentâneos destinos. Esse estado jubiloso dos indivíduos resulta a partir da consciência elevada e da liberdade conquistada pelo conhecimento da verdade.

      Ciência política é o estudo da política — dos sistemas políticos, das organizações e dos processos políticos. Envolve o estudo da estrutura (e das mudanças de estrutura) e dos processos de governo — ou qualquer sistema equivalente de organização humana que tente assegurar segurança, justiça e direitos civis. Os cientistas políticos podem estudar instituições como empresassindicatos, igrejas, ou outras organizações cujas estruturas e processos de ação se aproximem de um governo, em complexidade e interconexão.

      Existe no interior da ciência política uma discussão acerca do objeto de estudo desta ciência, que, para alguns, é o Estado e, para outros, o poder. A primeira posição restringe o objeto de estudo da ciência política; a segunda amplia. A posição da maioria dos cientistas políticos, segundo Maurice Duverger, é essa visão mais abrangente de que o objeto de estudo da ciência política é o poder.

      O termo "ciência política" foi cunhado em 1880 por Herbert Baxter Adams, professor de História da Universidade Johns Hopkins.

A ciência política é a teoria e prática da política e a descrição e análise dos sistemas políticos e do comportamento político.

      A ciência política abrange diversos campos, como a teoria e a filosofia políticas, os sistemas políticos, ideologiateoria dos jogos, economia políticageopolíticageografia política, análise de políticas públicas, política comparada, relações internacionais, análise de relações exteriores, política e direito internacionais, estudos de administração pública e governo, processo legislativodireito público (como o direito constitucional) e outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (139.4 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com