TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS DE ESCREVER BEM NA MINHA ÁREA DE FORMAÇÃO

Por:   •  10/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.791 Palavras (8 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 8

OS DESAFIOS DE ESCREVER BEM NA MINHA ÁREA DE FORMAÇÃO

INTRODUÇÃO: ÀS CONCEPÇÕES MODERNAS DA ERA DIGITAL, VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS E A ESCRITA

 

A leitura até o século passado era feita corriqueiramente por meio de papéis impressos, como livros, jornais e revistas, sendo estes os meios pelos quais obtinham-se conhecimentos e eram obtidas as informações globais. Com o avanço do século a tecnologia passou a crescer de forma exponencial e as informações que antes eram limitadas aos impressos tomaram novas formas e passaram a ser obtidas por meio de rádios, televisores, computadores. A leitura se tornou algo intrínseco ao cotidiano, ainda que de forma automatizada e “inconsciente”. Mudando não só o comportamento de leitura e escrita das pessoas, como também sua interação cultural, social, econômica e política.

 As cartas foram substituídas pelos e-mails e pelas mensagens instantâneas dos aplicativos e das redes sociais. Os hábitos foram mudando e as formas de obtenção e troca de informações foram alteradas. E, atualmente, entende-se como sendo o maior meio de escrita aquele que se faz pelo modo digital, através dos computadores, smartphones, tablets e da internet.

As formas de se comunicar que passaram a ser utilizadas por esses meios possuem características próprias e apresentam forma diversa à linguagem formal, no mundo digital as palavras sofreram modificações e ganharam complementos por caracteres de animação diversos (emoticons, figuras, gifs, entre outros). Diante da velocidade dos novos meios de comunicação, as interações por tais meios refletem em si a maneira rápida e momentânea dessa nova era tecnológica. A linguagem formal não se faz utilizada, usualmente, por tais meios de comunicação contemporâneos, tendo em vista que a linguagem é compreendida como reflexo do pensamento e da cultura, que pode variar conforme região, classe social e faixa etária. Assim, essa flexibilização fica ainda mais evidenciada nas redes sociais e nas interações realizados por meio da internet, sendo visto, portanto, a linguagem virtual como uma linguagem que se aproxima mais da dinamicidade da língua falada.

As palavras foram reduzidas, encurtadas no intuito de acompanhar a velocidade das informações obtidas e passadas, e a linguagem informal passou a dominar não apenas os meios de comunicação, mas também passou a refletir de forma intensa e que podem vir a afetar prejudicialmente às relações profissionais que necessitam de maior formalidade e atenção à norma culta.

É preciso que se faça um reconhecimento na linguagem utilizada no desenvolver da carreira acadêmica, para que esta modernidade linguística virtual não seja utilizada indistintamente nos momentos inadequados. A língua portuguesa é complexa e rica em formas, assim, ainda que não sejam entendidas como erro no mundo virtual, faz-se necessário observar que diante de situações de formalidade que são exigidas na formação acadêmica tal linguajar poderia trazer consequências, em razão da sua informalidade, devendo adequar-se então ao contexto social inserido. Compreende-se, portanto, que uma boa argumentação, dialogo e saber se comunicar de maneira clara e compreensível, seja por via oral ou escrita, é essencial em qualquer área de formação, indistintamente.

O ESSENCIAL PARA REALIZAÇÃO DE UMA BOA ESCRITA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO E DIANTE DA FORMAÇÃO JURÍDICA

A escrita é a comunicação expressada através das palavras, utilizando sua forma correta e obedecendo às regras gramaticais. Ela estreita as distâncias e facilita a comunicação com a sociedade. No ambiente acadêmico, é notável que escrever bem é a habilidade indispensável para ter sucesso em qualquer área de formação. De certo, a leitura e a prática da escrita são os primeiros passos para obter êxito nesse âmbito, visto que também é uma forma de adquirir conhecimento (ampliando o campo léxico).

Hoje é necessário situar qualquer prática envolvendo a leitura e a escrita em um contexto sócio-histórico-cultural específico, isso quer dizer que as exigências para o estudante acadêmico é mais ampla e necessita de um olhar crítico, trazendo para a realidade fatos históricos e compará-los ao mundo em que vivemos atualmente como forma de ampliar a percepção social.

Ademais, com o advento da globalização, a distância que existia entre o indivíduo e a sociedade foi reduzida, fazendo com que a comunicação fosse feita conforme a intenção do emissor. O mundo moderno utiliza várias ferramentas de linguagem escrita, principalmente o recurso digital, que hoje ganha um grande destaque; dando transcendência e devolvendo ao homem hipermoderno o fundo de solidão, escondido sob a forma de integração globalizada.

Outrossim, a ideia de que as novas mídias estão deteriorando o uso da língua (o que está sendo difundido) não é só falsa como nociva. Isso de acordo com o cientista canadense Steven Pinker, professor do Departamento de Psicologia da Universidade de Harvard e especialista em linguagem. Para ele, hoje as pessoas estão escrevendo mais e a oferta de boa escrita é cada vez mais vasta. Ou seja, com a introdução dessas novas formas que ajudam a escrita (como já foi citado), tornou-se muito mais fácil escrever bem e correto (de acordo com as normas).

Há muitas correntes na linguística, no entanto, a maior dificuldade presente na escrita não se resume apenas no domínio de normas gramaticais, mas na utilização das palavras para reproduzir os pensamentos.

A prática da escrita e a sua atividade envolvem alguns aspectos, constituindo-se como um produto essencial de caráter expressivo, utilizado também para garantir a transmissão de informações e comunicação, e essa, talvez, seja a área com maior dificuldade de domínio.

Garantir uma boa escrita, como já dito, depende da diversidade do vocabulário, conhecimento gramatical, estrutural e coesivo de um texto, no entanto, a capacidade de expressão do indivíduo é a essência da escrita. No ramo jurídico, a capacidade expressiva do atuante deve ser objetiva, pois aos textos são, em regra, de caráter argumentativo e demonstrativo.

É comum identificar textos excelentes, de tão bem estruturados, mas que não atingem o objetivo principal da escrita; transmitir uma mensagem. A maior dificuldade nos textos jurídicos, seja em peças ou artigos, é a preocupação com a estética estrutural e a pouca informação contida ou não transmitida de forma clara.

Nesse sentindo, uma analogia interessante seriam os textos e poesias parnasianas, no quais os autores consideravam-se ourives das palavras, mas tinham suas obras perfeitamente estruturadas em temas volúveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (112.8 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com