TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Bússola do Escrever: desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações

Por:   •  19/12/2018  •  Resenha  •  2.646 Palavras (11 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 11

BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto (Org.). A Bússola do Escrever: desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações. 2.ed. Florianópolis: UFSC; São Paulo: Cortez, 2006[pic 1].

                                                                         Aluna: Francislene Santos Castro

Mestranda/UFPI

                                                                         

O livro a Bússola do Escrever: desafios e estratégias na organização e escrita de teses e dissertações organizado por Lucídio Bianchetti e Ana Netto Machado é uma coletânea composta por 19 artigos, uns recentes outros reescritos e que vem discutir e proporcionar reflexões acerca das práticas acadêmicas de professores, orientadores e pesquisadores, da escrita científica e das questões que envolvem os programas de pós-graduação no Brasil.

É preciso deixar dito aqui que, embora não se cite nominalmente todos os artigos que compõem o livro, a leitura dos mesmos foram fundamentais para a articulação e construção desse trabalho e suas contribuições estão imersas nas entrelinhas ao longo deste resumo.

  Os programas de Pós-graduação é apresentado por Dermeval Saviani, em seu artigo de forma bem clara e objetiva diferenciando as características das pós-graduação entre lato senso (aperfeiçoa[mento e especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado). Faz também uma retrospectiva da trajetória dessa pós-graduação abordando desde seus antecedente, a fase da implantação, da consolidação e expansão. Descreve as características atuais desses programas, ressaltando a implementação de programas de mestrado e doutorado pelo mecanismo de ensino a distância. Fala que o arrojo da política educacional entre 1980-1986 vem operando o padrão do ensino superior no Brasil fazendo distinção entre universidades de pesquisa e universidade de ensino, consagrada no Decreto n. 2.306/97 e regulamentada em consonância com a nova LDB. Este documento distingue universidades e centros universitários (universidades de segunda classe), uma vertente do mestrado profissional.

O Saviani, assim como Antônio Joaquim Severino em seu artigo Pós-graduação e pesquisa: processo de produção e de sistematização do conhecimento no campo educacional, faz uma crítica as pós-graduações stricto sensu puramente profissionalizante ao dispensar a realização de uma pesquisa e de elaboração de uma dissertação. Para ele isto é uma deturpação do sentido de um curso de pós- graduação stricto sensu.

Severino, afirma ainda que, a natureza da pós-graduação é ser o lugar da produção de conhecimento e da decorrente centralidade da pesquisa, pois o objetivo prioritário dos graduandos e professores é a realização de uma pesquisa científica.  Ao se preparar um bom pesquisador estar se preparando um bom professor universitário ou qualquer outro profissional. Explica as exigências epistemológica, metodológicas e técnicas do processo investigativo – a apropriação das referências epistemológicas para a construção do conhecimento no campo educacional é uma exigência intrínseca ao candidato pesquisador que é aluno de pós-graduação, bem como a capacidade do manuseio de um conjunto de métodos e técnicas especificas. Descreve as práticas e posturas acadêmica-cientificas imposta às comunidades de pós-graduação discuti ainda seu papel e seus resultados destacando a dissertação de mestrado e tese de doutorado e por fim, reitera a significação política fundamental da pesquisa em educação como decorrência do compromisso substantivo da educação com a construção da cidadania.

Para Mario Osorio Marques (Orientação da pesquisa nos programas de pós-graduação) os programas de pós-graduação tem como objetivo a formação de professore qualificados para o ensino superior, assim como formação de pesquisadores para o trabalho cientifico, tendo o mestrado como a porta de entrada para a autonomia do pesquisar sempre que deverá ser consolidada no doutorado.

 A vertente da avaliação dos programas de pós-graduação é discutida no artigo de Maria Célia Marcondes de Moraes, “Avaliação na pós-graduação brasileira: novos paradigmas, antigas controvérsias” e Reflete que  os problemas referentes a essa questão possuem determinações substantivas, teóricas e históricas, contudo, para que um paradigma seja aceito não precisa estar diretamente relacionado a tais determinações, mas sim, que seja consensual em uma comunidade importante de pesquisadores que o adotem, legitimem e lhe confere estatuto de autoridade; todavia, isto não impedem a adesão de pesquisadores a um determinado paradigma, a realidade se lhe impões indagações, perplexidade, questionamentos. É nessa fenda que o autor encontrar a possibilidade de intervenção que é necessária urgente da crítica e autocritica  

Um segundo elemento elencado na discussão sobre o processo de avaliação da pós-graduação é o fator tempo/prazos como vedete do processo de avaliação da pós-graduação. De acordo com Lucido Bianchetti em seu texto Desafio de escrever dissertações/tese: como incrementar a quantidade e manter a qualidade com menos tempos e menos recursos? Afirma que o fator tempo tem custado aos orientandos, orientadores e PPGEs uma repercussões nada desprezíveis na qualidade das dissertações e teses. Aponta que sua redução é o meio de caminho para a eliminação do próprio curso de mestrado, ratificado com o pensamento de Mirian Jorge Warde, quando, em seu texto, deixa claro que há fortes pressões das agências federais para o ingresso direto ao doutorado, podendo tal tendência ser constatada pela licença desenfreada para abertura dos mestrados profissionalizantes.

Essa triste tendência de descaracterização da natureza real da pós-graduação é alimentada pelo pensamento de Paulo Ghiraldelli Júnior em Treze “teses” sobre a pós-graduação no Brasil em Filosofia, Ciências Sociais e Educação”, quando em sua tese de número doze, defende uma pós- graduação lato senso onde uma seria com tese, outra sem tese, ou seja, a possibilidade dos alunos pagarem só os créditos e serem só especialistas. Aponta ideias de organização de como seria a forma carreira para aqueles que não optassem fazer dissertação ou tese para não se criar uma situação desagradável do ponto de vista salarial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (147.4 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com