TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FATORES SOCIAIS DA CRIMINOLOGIA

Por:   •  14/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  14.128 Palavras (57 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 57

JÉSSICA CRISTINA DE MORAIS

FATORES SOCIAIS DA CRIMINOLOGIA

Bacharelado em Direito

Centro Universitário Padre Anchieta

Jundiaí – 2017

JÉSSICA CRISTINA DE MORAIS

FATORES SOCIAIS DA CRIMINOLOGIA

Monografia apresentada à banca examinadora do Centro Universitário Padre Anchieta, com exigência parcial para a obtenção do grau de bacharel em Direito, sob a orientação da professora Dra.  Juliana. Caramigo Gennarini.

Jundiaí – 2017

Banca Examinadora

[pic 1]

                                        Prof. Dra. Juliana Caramigo Gennarini.

Prof.(a). Dr.(a)[pic 2]

Prof. (a) Dr.(a)[pic 3]

Jundiaí,_________de______________de 2017

TERMO DE APROVAÇÃO

JÉSSICA CRISTINA DE MORAIS

FATORES SOCIAIS DA CRIMINOLOGIA

Monografia aprovada como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Direito, no “Centro Universitário Padre Anchieta” pela seguinte banca examinadora:

________________________________________________________

Orientadora Profª Drª. Juliana Caramigo Gennarini.

_____________________________________________________________

                              Prof. (a) Dr. (a)

_______________________________________________________

                              Prof. (a) Dr. (a)

Jundiaí, _____de____________________ de 2013.

AGRADECIMENTOS

Primeiramente agradeço a Deus pela oportunidade, por ter aberto portas em meu caminho para chegar onde estou hoje. Agradeço também a minha família e a todos que contribuíram em minha jornada.

A minha mãe Carmen, que sempre esteve ao meu lado, me apoiando para que eu não desistisse e enfrentasse os obstáculos que surgissem em minha vida, ao meu marido Eduardo, que esteve de mãos dadas a mim todo o tempo, pelo companheirismo e paciência nesses anos de estudo, ao meu precioso e amado filho, Pedro que mesmo sem entender, foi quem me impulsionou e não me deixou desistir de conquistar os meus sonhos, lutar por um futuro melhor para a nossa família.

Durante esses anos de graduação, pessoas maravilhosas estiveram presentes e fazem parte dessa conquista, irei levá-los em meu coração por toda a vida. Sou grata aos nobres professores que ao longo do curso, nos auxiliaram e inspiraram a seguir o caminho jurídico justo, de acordo com os ensinamentos e a lei.

Sou grata por ter concluído mais esta etapa em minha vida, a todos as pessoas e a todos os acontecimentos que foram capazes de interferir direta e indiretamente na minha luta, me motivaram a continuar, a persistir e nunca desistir dos propósitos da minha vida.

Agradeço também a minha orientadora Juliana Gennarini, pela paciência, pela atenção e dedicação em auxiliar em todo o projeto, fazer com nós alunos, tenhamos mais amor pela área penal, você é muito especial por ensinar com maestria, você será sempre lembrada.

    “Aqueles que se sentem satisfeitos sentam-se e nadafazem. Os insatisfeitos são os únicos benfeitores do mundo. ”

Walter S. Landor

RESUMO

A pesquisa tem como objetivo realizar um estudo sobre os fatores sociais da criminologia, trata-se de uma ciência empírica, e busca compreender os motivos que levam o indivíduo a delinquir, as questões sociais instigam diretamente a criminalidade em uma sociedade. A pluralidade de causas externas, tem o poder de provocar uma condição criminógena, que na maioria das vezes inexiste no ser humano, podemos relacionar como fatores sociais as questões econômicas, miséria, pobreza e desemprego, mal vivência, educação dentre outros. Busca entender melhor a dinâmica e o funcionamento do direito penal, da criminologia e da política criminal, trazendo uma melhor compreensão sobre o crime, o criminoso e a necessidade do controle social. Conduz as soluções contra a criminalidade, punindo o delinquente com a aplicação da pena sobre o respectivo ato delituoso, e traz formas de diminuir a criminalidade de forma correta e eficaz.

        

Palavras-chave: Criminologia, Fatores Sociais, Ciência, Direito Penal, Crime, Criminoso, Controle Social.

ABSTRACT

The research aims to conduct a study on the social factors of criminology, be an empirical science, and check what the right to a person in question. The plurality of external causes, has the power to provoke a criminological condition, most of the time, is not a human being, we can relate as social factors such as political issues, misery, poverty and unemployment, malaise, education among others. What is criminality, the criminal and the need for social control. It leads as solutions against crime, punishing the offender with an application of the penalty on the respective offense, and brings ways to decrease crime in a correct and effective way.

Keywords: Criminology, Social Factors, Science, Criminal Law, Crime, Criminal, Social Control.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        11

CAPÍTULO I – CRIMINOLOGIA        13

1.1.        CONSIDERAÇÕES INICIAIS        13

1.2.        CONCEITO        17

CAPÍTULO II – EVOLUÇÃO HISTÓRICA CRIMINOLÓGICA        19

2.1. CRIMINOLOGIA ANTIGA        19

2.2. CRIMINOLOGIA MODERNA        22

2.3 ESCOLA CRIMINOLÓGICA CLÁSSICA        23

2.3.1. Escola Criminológica Positiva        25

CAPÍTULO III – TEORIAS MACROSSOCIOLÓGICAS DA CRIMINALIDADE        33

...

Baixar como (para membros premium)  txt (97.1 Kb)   pdf (382.1 Kb)   docx (69.3 Kb)  
Continuar por mais 56 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com