TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS DOS EMBARGOS À EXECUÇÃO

Por:   •  30/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  960 Palavras (4 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 4

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE SÃO PAULO

Distribuição por dependência ao processo n°...

MARILENE, nacionalidade..., estado civil..., profissão..., portadora do RG n°..., inscrita no CPF/CNPJ sob o n°..., endereço eletrônico..., domiciliada na rua..., número..., bairro..., Município..., Estado de..., CEP..., vem, respeitosamente, por intermédio de seu advogado (procuração anexa) perante Vossa Excelência, com fundamento no art. 914 e seguintes do CPC, com pedido de efeito suspensivo (art. 919, §1º, do CPC) opor

EMBARGOS À EXECUÇÃO

Em face de BRENO, nacionalidade..., estado civil..., profissão..., portadora do RG n°..., inscrita no CPF/CNPJ sob o n°..., endereço eletrônico..., domiciliada na rua..., número..., bairro..., Município..., Estado de..., CEP..., pelas razões de fato e de direito a seguir afirmadas:

FUNDAMENTOS DOS EMBARGOS À EXECUÇÃO

O embargado propôs a ação de execução pleiteando receber o crédito no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais), fundamentando sua ação em instrumento particular de confissão de dívida, subscrito pela embargante executada e duas testemunhas.

Ocorre que o título executivo apresentado é viciado por dolo, em razão do embargado exequente ter induzido à embargante executada em erro, pois o documento de confissão de dívida subscrito, em verdade, foi entregue pelo embargado à embargante, alegando tratar-se de documento necessário para recebimento de benefício previdenciário acumulado.

Por sua vez, a embargante, pessoa sem muito estudo, assinou o documento, acreditando estar apenas declarando que o embargado ainda não tinha recebido R$ 15.000,00 (quinze mil reais), aos quais alegava fazer jus frente ao INSS.

Como se vê, a embargante foi vítima de artifício para a celebração de negócio jurídico que, se ciente da realidade dos fatos, não realizaria.

Ademais, vale destacar, inclusive, que uma das pessoas que assinou como testemunha é vizinha da embargante e, por sua vez, sabe que o embargado induziu a embargante a acreditar que estava assinando apenas uma declaração para que ele btivesse o benefício previdenciário.

Ora, como se vê, o título executivo que empresta suporte à vertente execução está viciado por dolo no momento da constituição do negócio jurídico, e, conforme previsto no art. 145 do Código Civil, os negócios jurídicos viciados por dolo são anuláveis, o que resulta na ausência dos elementos constitutivos do título extrajudicial, com base nos arts. 783 e 917, inciso I do CPC, sendo necessário, portanto, à desconstituição do título executivo que se baseia o processo.

Não obstante, em razão da instauração do processo executivo, o embargado indicou à penhora valores que a embargante possui em três contas bancárias, um carro e o imóvel que reside com sua família.

Alegou ainda que a embargante executada estaria buscando desfazer-se dos bens, razão pelo qual foi deferido de plano a indisponibilidade dos ativos financeiros da embargante executada.

Ocorre que a embargante está especialmente preocupada em resguardar sua moradia e os valores que tem em uma de suas contas bancárias, visto tratar-se de poupança, que se tornou fundamental para a subsistência da família, já que sua mãe está se submetendo a um tratamento médico que pode vir a demandar a utilização dessas economias.

Ademais, note-se que os valores bloqueados na conta bancária da embargante são impenhoráveis, pois assim prevê o art. 833, inciso X, do CPC, bem como do imóvel em que reside com sua família, por se tratar de bem de família, com base no art. 1º da Lei n. 8.009/90.

Por conta disso, a continuidade da execução pode gerar sérios prejuízos à embargante. Desse modo, uma vez que presente o periculum in mora decorrente do risco de dano pelo prosseguimento da execução com a indisponibilidade dos bens da executada, além do fumus boni iuris consistente na plausibilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com