TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS TITULOS DE CREDITO

Por:   •  11/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade

1) Classifique os títulos de crédito:

MODELO: Existem dois tipos de modelo, sendo elas, vinculado e livre.

Vinculado: só pode ser emitido se seguir a lei, e somente o órgão responsável pode realizar.

Livre: qualquer pessoa pode realizar, desde que leve todos os critérios do documento que irá emitir.

Hipótese de emissão: As emissões casuais são aquelas que estão vinculadas à lei, e as não casuais são aquelas que não dependem de uma causa ou lei.

Quanto à circulação do título: existem duas modalidades, Título nominativo e Título ao Portador.

Título ao portador: A quem possuir o documento tem o direito de crédito, desde que não conste o seu nome como beneficiário. A mera posse do documento é legítima a exigência. A transferência do crédito se dá pela tradição do documento.

Título nominativo: Insere o nome do beneficiário no documento. Podendo o título ser a ordem, circulável , endossável quando o emitente silenciar quanto à circulabilidade do título. Assim o título poderá ser transferido a terceiros,em determinadas situações deve constar o endosso no livro de registro em que consta o título.

Quanto à estrutura do título de crédito: são divididas em duas modalidades, podendo ser promessa de pagamento ou ordem de pagamento

Ordem de pagamento – inicia-se a exigência a partir da emissão, podendo a sua ordem de pagamento ser à vista ou determinado prazo Promessa de pagamento – Promessa de realizar um pagamento com uma quantia sempre em favor de um credor

2) Conceitue os seguintes atos cambiais:

Saque: é o ato de criação, por assim dizer surge a partir da emissão da letra de câmbio, não tem por única função emitir o título, mas também busca vincular o sacador ao pagamento da letra de câmbio , caso o sacado não pague a dívida ao tomador.

câmbio: Onde o sacado aceita a ordem de pagamento dada pelo sacador, Assim, fica vinculado ao pagamento na qualidade de devedor principal. Apenas em ordens de pagamento.

Aceite: Significa que o sacado se compromete com o pagamento do título de crédito.

Endosso (e suas espécies):a onde consegue transferir o direito de receber tal valor, sendo elas: endossante/endossador: quem garante o pagamento do título transferido por endosso; endossatário /adquirente: quem recebe por meio dessa transferência a letra de câmbio. Poderá o endosso se apresentar: em preto quando na própria letra traz a indicação do endossatário do crédito. e em branco quando apenas constar a assinatura do endossante, sem qualquer indicação de quem seja o endossatário, podendo ainda, ser próprio ou impróprio.

Aval (e suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (37.6 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com