TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização

Por:   •  8/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 3

A área de Recursos Humanos deixou de ser um simples departamento de pessoal para se tornar um dos parceiros principais no sucesso das organizações. Cabe lembrar que, há pouco tempo atrás, o departamento de Recursos Humanos apenas intermediava as desavenças e reduzia os conflitos, mas, acima de tudo, administrava as pessoas de acordo com as leis trabalhistas, atuando apenas como máquinas (AQUINO, 1980). O objetivo desta análise é mostrar como os papéis entre pessoas e empresas mudaram ao longo do tempo e pelas repercussões do mundo competitivo.

Atualmente o cenário se mostra diferente: as pessoas passaram a ser consideradas como recursos essenciais para o crescimento organizacional, fazendo com que se encaixassem em uma era na qual se retém de forma valiosa a participação e o conhecimento, essa permeada por estratégias inteligentes de administrar com as pessoas. Começava aqui uma nova era para a Gestão de Pessoas:  a da competitividade. O foco da organização é estimular as pessoas, atrair e reter talentos, nascendo assim um novo conceito de como gerenciar pessoas, onde essas são vistas como fonte de vantagem competitividade e de caráter valioso para a organização.  Segundo Chiavenato (2008), junto a intensa transformação mundial, veio anexado um forte impacto na qualidade e na produtividade nas organizações, o que acabou ocasionando a reconfiguração dos aspectos conceituais e intangíveis do capital intelectual.

Com vistas à melhoria contínua desse processo de mudanças, a ênfase das novas características da Gestão de Pessoas é a participação, a capacitação, o envolvimento e o desenvolvimento do bem mais precioso de uma organização que é o Capital Humano.  Ao analisar os novos paradigmas de gestão dessa organização, percebemos que a base fundamental do crescimento organizacional está no valor do potencial humano, na  criatividade, na força do trabalho, na interação entre equipe e colaborador, no compromisso e na inovação de ambas as partes. Para que haja resultados dessa adaptação, as organizações além de expandir o pensamento o gestor, redefinir estratégias empresariais e de mercado, aprimorar habilidades e atitudes, desenvolver e aperfeiçoar as pessoas deverão incorporar uma visão fortemente voltada para as necessidades do negócio.

Já Chiavenato (2004, apud SOARES et al 2008 p.05) dialoga com a seguinte idéia “As organizações bem-sucedidas são aquelas que sabem conquistar e motivar os funcionários para que eles aprendam e apliquem seus conhecimentos para resolver os problemas na busca de inovações rumo a excelência. Podemos assim afirmar que a gestão da inovação é primordial para desenvolver os negócios da empresa. Para lidar com a diversidade humana é preciso ter uma percepção apurada, afinal nem todo comportamento é passível de entendimento rápido e fácil. Para Gil (1999, p.42), a pesquisa tem um caráter pragmático, é um “processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico. Podemos assim dizer que pesquisa é um conjunto de ações com o objetivo de encontrar soluções para um dado problema como base em procedimentos racionais e sistemáticos.

O ser humano está em contínuo processo de desenvolvimento, seja no âmbito, histórico, cultural ou social, pelo menos é o que se espera de seres dotados de inteligência. Esse desenvolvimento tem como necessidade primeira entender o significado do que está ao seu redor, de tudo que lhes pedem, dão ou ensinam. Vale lembrar que existem fatores que implicam neste desenvolvimento tais como hábitos, costumes, valores, linguagem e cultura, ou seja, as pessoas se desenvolvem em ritmos e formas diversas. Assim, compreendemos que a arquitetura social que nos cerca por todos os lados, indica que somos lideres de nós mesmos, assim temos que assumir responsabilidades, respeitar diferenças, aprimorar conhecimentos e entender as transformações do mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (54.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com