TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Comentários Seção 2 ensaio J.S Mill

Por:   •  27/4/2022  •  Resenha  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 2

Seção 2 - ensaio “Sobre a liberdade” - J.s Mill

        O primeiro argumento de Mill é que todos somos falíveis. Assumir a nossa opinião como uma certeza absoluta é um equívoco, pois, todos estamos sujeitos à influência de nossos próprios vieses confirmatórios. Nada garante que a nossa opinião seja de fato a única correta e verdadeira. Dessa forma, silenciar a opinião pode significar renunciar a possibilidade de descobrir o correto e o verdadeiro. Um exemplo ilustrativo desse ponto é a tese proposta por Galileu que, por sua vez, gerou grande controvérsia, além de ter sido objeto de repressão pela Inquisição, antes de ser aceita.

        O segundo argumento de Mill inverte a lógica do primeiro argumento. A opinião silenciada pode ser errada, enquanto a nossa pode ser a certa. Sendo assim, ao silenciar a opinião estamos perdendo a possibilidade de ratificar a nossa própria opinião que é verdadeira. A exposição da nossa opinião ao contraditório é uma espécie de teste de resistência que procura demonstrar a solidez e a sedimentação da nossa própria opinião. Se ela resiste às objeções que são feitas, aos ataques e às críticas, significa que há mais razões para acreditarmos que a nossa opinião é a certa. Nesse ponto em específico é possível citar como exemplo as opiniões emitidas pelos terraplanistas e negacionistas do holocausto.

        O terceiro argumento de Mill levanta a hipótese de a verdade estar dividida entre opiniões conflitantes. Assim, embora cada opinião conter uma parte da verdade, é necessário que haja o confronto de ideias, pois, somente assim, será possível sublinhar os equívocos e distorções presentes em cada uma delas a fim de realçar a verdade. Isso é observável, por exemplo, no âmbito político. Uma opinião geral ou a prevalente raramente ou nunca é única ou representante de toda a verdade.

        Por fim, Mill levanta um quarto argumento. O diálogo e o confronto de opiniões são essencial para que não corramos o risco de perder de perder os fundamentos, a convicção e as razões pelas quais a opinião correta é sedimentada e acreditada como correta. Ou seja, para que não se torne uma mera repetição dessa.

        

         

         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com