TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Crimes Cibernéticos e Inteligência

Por:   •  28/1/2018  •  Relatório de pesquisa  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: Crimes Cibernéticos e Inteligência

Responsável: Prof. Rodrigo Queiroz

Identificação da tarefa: Tarefa 4.2. Segunda tarefa final da disciplina. Envio de arquivo.

Pontuação: 15 pontos de 40

TAREFA 4.2

No nosso curso, vimos o combate a diversos crimes e que juntamente a essas mudanças surgiram ainda mais pessoas com más intenções que se aproveitam do mundo virtual para cometer crimes normalmente vindos de crimes praticados na vida real e que passaram a ser praticados através do computador.

Pensando nisso qual a sua opinião de como deve ser a atuação do cidadão comum, bem como formas de incentivo para o processo de denúncia destes crimes?

Elabore um projeto resumido de apresentação de algumas informações para a população, com o objetivo de chamar a atenção da comunidade para importância de denunciar uma vítima do crime e como enfrentar a vergonha de sentir lesado ou enganado.

O texto deve ter entre 500 e 1.000 palavras, vale de 0 (zero) a 15 (quinze) pontos desde que você envie no prazo determinado e alcance os objetivos propostos e deve conter:

  • Qual é a importância de denunciar;
  • Como apontar os principais argumentos realizados;
  • Identificar o perfil de usuários.

Saudações,

Prof. Rodrigo Queiroz.


Hoje em dia qualquer cidadão tem acesso à rede mundial de computadores, a tecnologia está bem difundida e alcança todos os níveis da sociedade. Com isso, todos estão também sujeito a ataques nesse meio virtual. Evidentemente que o alvo desses criminosos são as grandes empresas, principalmente instituições financeiras, de onde se pode obter vultuosas quantias. Contudo, conforme dito anteriormente, qualquer um está suscetível a estes ataques criminosos, pois muitas vezes os atacantes não buscam obter lucro, mas tão somente causar dano a outrem, a fim de demonstrar sua perícia na área.

Sendo assim, as grandes empresas investem pesado na segurança de suas informações e de seus clientes, diminuindo drasticamente as vulnerabilidades de seus sistemas. Diante disso, os criminosos dedicam sua atenção aos usuários destas empresas, aqueles que não possuem tanta informação sobre tais ataques ou sequer defesas contras os mesmos. Vemos com isso que, apesar das grandes empresas serem as vítimas preferidas dos cyber criminosos, são os usuários (cidadãos comuns) os principais vetores para alcance destes objetivos.

O que a população deve ser conscientizada é de que os crimes cibernéticos são crimes comuns, ou seja, ataques recebidos no meio virtual possuem a mesma natureza de ataques no mundo real e como tal devem ser denunciados. De igual modo, quando uma pessoa passa por um local sabidamente perigoso ela adota diversas medidas de segurança e prevenção, e esta deveria ser justamente a atitude adotada no meio virtual, um ambiente totalmente perigoso, ou seja, o usuário deveria se cercar de garantias a fim de prevenir qualquer prejuízo, mas infelizmente a mentalidade da cibersegurança ainda não é amplamente difundida. Fato é que ataques se efetivarão e somente a partir da denúncia popular que tais crimes poderão ser desvendados e seus autores responsabilizados. De modo geral, as ameaças virtuais se desenvolvem mais rápido do que suas análises e diagnósticos, o que evidencia ainda mais a importância da denúncia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (96.5 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com