TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Sistemas Distribuídos

Por:   •  23/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade 6

Samuel Amâncio de oliveira

1311810014

1.Qual ou quais as principais vantagens de se utilizar replicação de dados ? Qual problema a mais é gerado quando se utiliza replicação de dados ? Comente sua resposta.

replicação é a chave para prover alta disponibilidade e tolerância a falhas em sistemas distribuído e o problema a mais é gerado quando se utiliza replicação de dados é frequência de checkpoints pode prejudicar o desempenho do serviço replicado.

2. Qual a diferença entre os modelos de consistência centrado em dados e centrado em cliente? Que tipo de cenário esses modelos abordam ?

Modelo centrado em dados É um contrato entre um data store (armazém de dados) distribuído e os processos, no qual o data store define precisamente o resultado de operações concorrentes de leitura e escrita.

Mostrar que talvez manter a consistência em todo o sistema seja desnecessário se nos concentramos no que os clientes precisam, ao invés daquilo que deve ser mantido pelos servidores.

3. Em consistência continua existem 3 variáveis de réplicas que podem ser consideradas? Que variáveis são essas e como funcionam?

Desvio em valores numéricos entre réplicas: A medição da inconsistência em termos de desvios numéricos pode ser utilizada por aplicações para as quais os dados têm semântica numérica.

Desvio em idade entre réplicas: Os desvios de idade estão relacionados com a última vez que uma réplica foi atualizada, A aplicação pode tolerar dados antigos.

Desvio em relação à ordenação de operações de atualização: A ordenação das atualizações pode ser diferente nas várias réplicas, contanto que as diferenças fiquem dentro de um limite, As atualizações são aplicadas provisoriamente a uma cópia local.

4.Em gerenciamento de réplicas temos o problema de posicionar o servidor e o problema de posicionar o conteúdo. Comente as estratégias utilizadas para resolver o problema.

 Réplicas iniciadas por clientes são mais conhecidas como caches (de cliente).

 ● Um cliente para armazenar temporariamente uma cópia dos dados

 ● O gerenciamento do cache cabe inteiramente ao cliente.

Replicação e posicionamento de conteúdo:

● 2 bordagens: ○ clusters ○ espelhamento (mirrors)

● número pequeno de réplicas

● configuração estática

● o cliente acessar a réplica mais próxima

 

5.Na distribuição de conteúdo existe o dilema do estado vs Operações. Como as operações devem ser realizadas ? Estudamos 3 formas: propagação de notificações, propagação de operações e transferências de dados entre réplicas. Sabendo que um sistema possui uma taxa de leitura muito maior do que a de escrita, qual dessas estratégias melhor se encaixa a esse sistema ? Justifique sua resposta.

Em alguns casos as operações de leitura são bem mais frequentes de que as operações de escrita. Logo Esses depósitos de dados oferecem um modelo de consistência muito fraca, denominado consistência eventual e utilizam a propagação de notificações, pois realizam operações de atualização propagando de maneira lenta já que só veem uma atualização passado algum tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com