TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PARECER JURIDICO AÇÃO DE ALIMENTOS

Por:   •  29/8/2016  •  Tese  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  4.178 Visualizações

Página 1 de 3

PARECER JURIDICO

AÇÃO DE ALIMENTOS

HISTÓRICO

Este trabalho tem por escopo, abordar em forma de um parecer jurídico, as quatro formas que se dão uma ação de alimentos. Existem a ação de fixação, execução, revisional e exoneração. Lembrando que um parecer resume de forma sucinta informações relevantes pára que um interlocutor ou um interessado, possa compreender o assunto em epígrafe e, principalmente, entender cada ação apresentada neste documento.

FUNDAMENTAÇÃO

A ação de fixação de alimentos: O pagamento de alimentos procura proporcionar os recursos necessários de quem não tem condições de provê-las por si só, como uma prestação que visa servir às necessidades vitais, garantindo tanto a dignidade do alimentando como fortalecer os laços familiares. Vale destacar que a obrigação de alimentar tem como condição basilar, a prova do binômio da necessidade do alimentando e a possibilidade do alimentante. Existem ainda, em se tratando de ação de fixação de alimentos, a figura de alimentos provisórios e alimentos definitivos. Tal ação encontra-se fundamentada no artigo 1.706 do CC de 2002 e no Capitulo IV do NCPC DOS ARTIGOS 528 A 533.

A ação de execução de alimentos: Este rito processual se dará mediante a inadimplência do alimentante perante o alimentado. Ou seja, a falta do pagamento de alimentos aos dependentes, configurando em certos casos abandono material. Esta ação possui dois ritos conforme o tempo de inadimplência, sendo que em um deles cabe prisão civil e no outro não. É indiscutível que os alimentos estão entre os direitos fundamentais da pessoa humana. Pois, são destinados a satisfazer as necessidades materiais de subsistência, vestuário, habitação e assistência a saúde, bem como as necessidades morais e culturais do alimentado. A previsão legal encontra-se assentada no capitulo VI do NCPC nos artigos 911 a 913.

A ação de revisão de alimentos: Trata-se de uma ação interposto pelo alimentante ou alimentado, onde, por exemplo, o alimentante pode pleitear a redução do valor da contribuição em função da impossibilidade de arcar com encargo fixado anteriormente, ou o alimentado pode pleitear o aumento dos alimentos em face de uma nova condição financeira do alimentante. A presente ação encontra-se fundamentada no artigo 1699 do CC.

A ação de exoneração de alimentos: Tipo de ação ajuizada com o fim de cessar o pagamento de alimentos devido por lei. Lembrando que esta ação é cabível somente em face de decisão judicial.  O artigo 1.699 do CC, Lei n° 5478/68 e Artigo 533 do NCPC estabelecem em seu bojo como se dará as regras.

CONCLUSÃO

Conclui-se que; A ação de fixação de alimentos tem como escopo fixar a prestação de alimentos. Ou seja, o juiz analisará o caso pratico e decidirá pelo valor a ser pago pelo alimentante. A ação revisional de alimentos, pode se proceder mediante a alteração financeira tanto do alimentante quanto do alimentado. Onde, será proposto o aumento ou diminuição dos alimentos. A ação de execução de alimentos tem por finalidade executar a parte devedora (alimentante) a prestar os alimentos sob pena de prisão civil no caso de descumprimento. A ação de exoneração busca findar a prestação dos alimentos. Ou seja, desobrigar o alimentante a pagar os alimentos estipulados em juízo ao alimentado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (80.1 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com