TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PARENTESCO SOCIOAFETIVO

Por:   •  27/11/2018  •  Resenha  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 2

PARENTESCO SOCIOAFETIVO

A família tradicional possuía como definição a origem biológica. Atualmente, diante da vasta diversidade de famílias, que por sinal não é mais um padrão como nos tempos mais antigos, possui referencial de filiação a socioafetividade.

O parentesco socioafetivo surge da aparência social deste parentesco, da convivência familiar duradoura. Como exemplo, o pai que tem por determinada pessoa o sentimento, carinho de pai para filho (a) e em determinado momento de sua vida descobre que não é seu pai biológico, outro caso também é os pais que assumem a paternidade da criança, mesmo sabendo que não são pai e filho, mas se tratam como se fossem, sem nenhuma distinção.

Nos dias de hoje, o parentesco consanguíneo não é o único elemento a ser avaliado pelos juízes nas decisões que tangem o Direito de Família, principalmente no que se refere à paternidade, pois hoje os critérios para avaliação da paternidade levam bastante em conta a afetividade.

Segundo Luiz Edson Fachin, no livro "Da paternidade: relação biológica e afetiva", "a verdade sociológica da filiação é construída, não dependendo da descendência genética, a partir do momento em que essa concepção de parentalidade ganhou contornos jurídicos claros e se afirmou a viabilidade de sua aplicação no âmbito da dogmática civilista, nasceu um novo paradigma da filiação.”.

A filiação afetiva não está fundamentada no nascimento, mas em ato de vontade, concretizada, cotidianamente, e das maneiras que se tratam no privado e publicamente, de formas reciprocas de carinho entre pai e filho. Mesmo que determinada pessoa não seja biologicamente pai de outra, hoje se pode conseguir o reconhecimento da paternidade caso seja presente a afetividade entre os dois.

Em Setembro de 2016, o STF admitiu a possibilidade de uma pessoa ter dois pais, um biológico e um afetivo. Devido a maioria dos votos, o Plenário do STF fixou essa tese de repercussão geral no Recurso Extraordinário 898060, no qual ficou definido que a existência de paternidade afetiva, declarada ou não em registro público, não e desobriga as responsabilidade e obrigações da paternidade biológica.

Uma fala interessante destacada da Ministra Carmem Lucia é que “o amor não se impõe, mas cuidado sim e esse cuidado me parece ser do quadro de direitos que são assegurados, especialmente no caso de paternidade e maternidade responsável.”, ou seja, mesmo que existe um pai/mãe que vá dar carinho que a criança merece e precisa a responsabilidade do pai biológico não se exonera, pois é indispensável às obrigações que o mesmo deve ter com o filho perante a lei. Mesmo que existem outras pessoas que irão arcar com a responsabilidade que ele teria, não quer dizer que isso saiu de seu encargo, mantém de qualquer maneira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (54.6 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com