TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Por:   •  14/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.294 Palavras (6 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 6

           [pic 1]

   

                      MARIA KENNIA DE JESUS SANTOS

                              MATRICULA 2141132538

PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

APS

DIREITO DE SEGURIDADE SOCIAL

ITABAIANA

2018

A Previdência social ou seguro social é o programa de seguro público que oferece proteção contra diversos riscos econômicos como, por exemplo, a perda de rendimentos devido à doença, velhice ou desemprego, sendo a participação obrigatória. O seguro social é considerado um tipo de segurança social. No Brasil, a Previdência Social é administrada pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social e as políticas referentes a essa área são executadas pela autarquia federal denominada Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Todos os trabalhadores formais recolhem, diretamente ou por meio de seus empregadores, Contribuições Previdenciárias para o Fundo de previdência. No caso dos servidores públicos brasileiros, existem sistemas previdenciários próprios. O Artigo 201 da Constituição Federal brasileira prevê o Regime Geral de Previdência Social.

Comparado com outros países, o Brasil é o pais que mais gasta com a previdência, países como os EUA gastam em media apenas 6,7% do PIB, enquanto o Brasil gasta em torno de 13% do PIB, duas vezes maior que em um país desenvolvido.  Nota-se que ele gasta com uma população jovem o que é referente a um país que gasta com uma população mais idosa.  

Levando em consideração que a população brasileira vem aumentando gradativamente a longevidade, em alguns anos a população idosa terá aumentado consequentemente o número de pessoas ativas haverá diminuído e com o sistema previdenciário atual que tem apresentado déficit a cada ano, será impossível a contribuição da previdência. Tal déficit é considerado um perigo, e deve ser controlado com urgência, já que prejudica tanto os trabalhadores ativos, quanto os futuros aposentados. A reforma é uma solução, pois assim haverá um controle maior sobre os aposentados, aumentando assim o tempo de contribuição.

Dessa forma, comparando com os outros países, com a reforma da previdência o tempo de contribuição e a idade no Brasil deverão ficar equiparada aos demais países, com um máximo de 35 anos de contribuição e 65 anos de idade.

        

A reforma previdenciária é assunto recorrente na mídia e entre rodas de rodas de conversas. Afinal, o tema desperta interesse e os desdobramentos do mesmo, resultará em e consequências para grande maioria da população. É importante analisar não somente o resultado da mesma, como também a origem e o porquê e para que a reforma tem sido vista como necessária.

 A previdência registra déficit crescente, os gastos saltaram de 0,3% do PIB, em 1997, para projetados 2,7%, em 2017. Em 2016, o déficit do INSS chega aos R$ 149,2 bilhões (2,3% do PIB) e em 2017, está estimado em R$ 181,2 bilhões.  A expectativa de vida dos brasileiros mudou ao longo do tempo, hoje nota-se maior número de população idosa, e os jovens, que sustentam o regime, estão em menor número.

A alteração na idade mínima e o valor inicial da aposentadoria têm sido os principais pontos a serem abordados, talvez, porque sejam os de maior interesse público e porque algumas mudanças sejam muito específicas e complexas para serem discutidas massivamente, mas precisam ser discutidas.

A Outro ponto diz respeito à mudança na maneira de apurar o valor da aposentadoria (que sofrerá redução de até 40% na renda) e de 50% no caso da pensão por morte – prestação esta que é devida aos dependentes do trabalhador ou aposentado falecido.

  Analisando mais a fundo um dos principais tocantes da reforma, o texto da reforma prevê idade mínima para aposentadoria - 65 anos (homem) e 62 anos (mulher), de forma gradativa. Acaba com a aposentadoria só por tempo de serviço no INSS. Para quem se aposenta por idade no INSS (65 anos), o tempo mínimo de contribuição foi mantido em 15 anos. Na proposta inicial, subia para 25 anos.

Todos os trabalhadores ativos. Aposentados e aqueles que completarem os requisitos para pedir o benefício até a aprovação da reforma não serão afetados.  A idade mínima será diferente para homens (65 anos) e mulheres (62) e progressiva, ou seja, evoluirá como uma escadinha. No INSS, começará a subir aos 55 anos (homem) e 53 anos (mulher). No setor público, onde já tem idade mínima, avançarão dos atuais 60 anos (homem) e 55 anos (mulher). Haverá diferenças para professor (60 anos) e policial (55 anos).

 Além de ter que observar a idade mínima, os trabalhadores terão que pagar um pedágio de 30% sobre o tempo de contribuição que falta para requerer o benefício pelas regras atuais (35 anos, homem e 30 anos, mulher), pelas regras atuais. Funcionários públicos também serão submetidos à regra de transição da reforma, mas com pontos de partida diferentes. O governo incluiu na reforma servidores estaduais e municipais, inclusive professores e policiais civis, mas governos terão seis meses para instituir regras próprias. Caso contrário, valem as regras federais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (83 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com