TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLUIÇÃO SONORA

Por:   •  27/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.004 Palavras (9 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 9

POLUIÇÃO SONORA

SUMÁRIO

     1. Conceito 3

     2. Principais Poluentes 3

     3. Principais Danos Causados ao Meio Ambiente, Saúde etc.4

     4. Normas e órgãos reguladores dos padrões de qualidade6

     5. Meios de Tratamento, Prevenção e Combate 8

     6. Referencia Bibliográfica 11

     

1. Conceito

Poluição sonora é o conjunto de todos os ruídos provenientes de uma ou mais fontes sonoras, manifestadas ao mesmo tempo num ambiente qualquer. A audição é um dos principais canais da informação do ser humano. É o sentido através do qual a linguagem verbal é adquirida num processo que envolve pensamento, memória e raciocínio. Embora ela não se acumule no meio ambiente, como outros tipos de poluição causam vários danos ao corpo e à qualidade de vida das pessoas (LIBERATO, 2014).

O ruído coopera para a existência da poluição sonora, a poluição sonora é provocada pelo som exagerado dos canteiros de obras, das indústrias, meios de transporte, etc. Estes ruídos proporcionam consequências negativas para o sistema auditivo do ser humano, além de provocar alterações comportamentais e orgânicas (LIBERATO, 2014).

A Organização Mundial de Saúde – OMS considera que um som deve ficar em até 50 decibéis de unidade de medida do som, para não provocar lesões ao ser humano. Sendo que a partir de 50 decibéis, os efeitos negativos começam aparecer, determinados problemas podem acontecer em curto prazo, outros podem levar alguns anos para serem percebidos. (Site: Sua pesquisa.com, 2015)

2. Principais poluentes

 

Cultos Religiosos

Segundo Silva (2015), a relação entre cultos religiosos e a perturbação do sossego se dá de maneira conflituosa, de um lado os direitos de vizinhança, previstos no Código Civil e a liberdade pública do direito de fé e manifestação religiosa. A NBR 10.152  impõem que o nível de ruído em igrejas e templos, e no máximo 50 decibéis.

Bares e Casas noturnas

Uma das principais fontes geradoras de poluição sonora são as casas noturnas e os bares, sendo muitas das vezes eles quem perturbam frequentemente a vizinhança. As reclamações em grandes centros urbanos são mais frequentes, pois são instrumento de diversão de muitas pessoas.

Para o funcionamento regular, os bares e casas noturnas devem se adequar aos normas fixados para os níveis de ruídos e vibrações previstos na NBR 10.152. Aplica-se também a Resolução 001/90 do CONAMA no que diz respeito ao seguimento da NBR 10.151 para controle da intensidade do ruído (MACHADO, 2009).

Aeroportos

A condução aérea é uma fonte de poluição sonora, uma vez que, os ruídos por ele produzidos são discordantes dos padrões permitidos. Essa fonte de poluição evidenciou-se com a chegada dos aviões a jato que são seguidos de ruídos de grande amplitude.

Indústrias

Os ruídos ocasionados pelas indústrias comprometem o meio ambiente do trabalho e da vizinhança de um modo global. A indústria e uma fonte poluidora do meio ambiente artificial, pois, os ruídos se projetam para o âmbito interno do estabelecimento, causando ruídos ambientais sucessivos, alcançando a vizinhança e seus trabalhadores.

Veículos Automotores

Os veículos geram ruídos através do escapamento furado ou enferrujado, pode se uma alteração no silencioso ou no cano de descarga, as alterações no motor e os maus ao dirigir, como acelerações e freadas bruscas e o uso exagerado da buzina. Os veículos automotores são responsáveis por cerca de 80% das perturbações sonoras (MACHADO, 2009).

Eletrodomésticos

A poluição sonora causada pelos eletrodomésticos tem como origem, normalmente, produzir os seus efeitos no interior da casa. Art. 1º Instituir o selo ruído, como forma de indicação do nível de potência sonora, medido em decibel, de uso obrigatório a partir desta Resolução para aparelhos eletrodomésticos, que venham a ser produzidos, importados e que gerem ruídos no seu funcionamento (MACHADO, 2009).

3. Principais danos causados ao meio ambiente, saúde, etc.

Os resultados da poluição sonora podem causar danos para a saúde do ser humano como também para o ecossistema no ser humano podem levar desde ao estresse, deformação da audição, e também o favorecimento a morte por infarto. “De acordo com relatório da OMS, 210 mil pessoas morrem de infarto todos os anos devido ao som elevado.” (WIKIPÉDIA, 2015).

Efeitos negativos da poluição sonora na saúde dos seres humanos

 Insônia

Estresse

 Depressão

Dores de Cabeça

Perda de audição

Perda de memória

Agressividade

Cansaço

Gastrite e úlcera

Aumento da pressão arterial

Perda de atenção e concentração

Zumbido

Queda de rendimento tanto na escolar como no trabalho

Alteração de comportamento

Surdez

  Fonte: Sua pesquisa.com: Poluição Sonora

O mesmo site da tabela acima faz algumas recomendações importantes para evitar os efeitos causados pela poluição sonora sendo elas, evitar locais com muito barulho; escutar música num volume adequado; não gritar em locais fechados, evitar locais com aglomeração de pessoas conversando, não ficar sem equipamento de protetor auricular em locais de trabalho, afastar das caixas acústicas nos shows e fechar as janelas do veículo em locais de trânsito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (176.1 Kb)   docx (752.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com