TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Por:   •  11/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.088 Palavras (9 Páginas)  •  23 Visualizações

Página 1 de 9

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Programa de Graduação em Direito

“TIGRES ASIÁTICOS”

Belo Horizonte

2018

INTRODUÇÃO

No âmbito da disciplina de Direito Internacional Publico, nos foi proposto este trabalho referente aos países denominados “Tigres ou Dragões Asiáticos”, a saber, esses países são: Hong Kong, Cingapura, Coreia do Sul e Taiwan.

Neste trabalho iremos desenvolver o surgimento, política, economia, características e eventuais circunstancias que levaram o surgimento e desenvolvimento de tais países, entre outros assuntos de suma importância.

Esperamos que o trabalho seja exposto de forma clara e objetiva, e que seja de relevância oportuna para todos presentes, pois esperemos que nosso esforço seja reconhecido.

SURGIMENTO E DESENVOLVIMENTO DOS “TIGRES ASIÁTICOS”

O termo Tigres Asiáticos se refere a quatro países da Ásia (Hong Kong, Cingapura, Coreia do Sul e Taiwan), que a partir da década de 1970 alcançaram um acelerado desenvolvimento industrial e econômico. Em razão da agressividade administrativa e da localização desses países, eles receberam tal denominação. Tem esse nome porque como o tigre (que é um animal nativo da Ásia) é forte, agressivo e intenso.

A partir de 1960, esses países adotaram, processo de substituição de importação para bens de consumo não duráveis e, numa Segunda etapa, a exportação desses produtos. Na década de 70, o mesmo processo ocorreu para bens duráveis. As principais razões para o crescimento econômico foram o baixo custo da mão de obra e a produção em larga escala para exportações a partir dos anos 60.

POLÍTICA DOS TIGRES ASIÁTICOS

Política autoritária vigora em todos os tigres asiáticos durante os anos 70 e 80. Na Coréia do Sul, as mudanças de governo por meio de golpes de Estado, as perseguições a oposicionistas, os assassinatos políticos e os massacres de manifestantes e grevistas são a regra. Em Formosa, o regime autoritário de Chiang Kai-Shek prolonga-se até 1975. Entre 1975 e 1984, seu filho Chiang Ching-Kuo o substitui na chefia do Estado. Em 1985 tem início um processo de transição lenta para a democracia, embora o Kuomintang permaneça no poder. Em Hong Kong vigora a plena autoridade do governador inglês. Em 1984 o Reino Unido e a China fazem um acordo para a devolução do território à soberania chinesa em agosto de 1997. A China se compromete a manter o sistema capitalista em Hong Kong durante 50 anos e a dar autonomia administrativa ao território. Cingapura possui um sistema parlamentar autoritário, enquanto Malásia e Tailândia possuem monarquias parlamentares em que os militares exercem grande influência política.

PAISES INTEGRANTES DOS TIGRES ASIATICOS

TAIWAN (REPÚBLICA DA CHINA)

Taiwan é uma ilha localizada na Ásia Oriental, principal ilha da República Popular da China, em relação aos aspectos econômicos. Possui uma população de cerca 23,55 milhões de habitantes. Pertencia à China e foi ocupada pelo Japão em 1937, depois da Segunda Guerra Mundial voltou a fazer parte da China. Taiwan possui a 4° renda per capita mais alta do leste da Ásia.

CINGAPURA

Cingapura (ou Singapura) está localizada no Sudeste asiático, fazendo divisa pelo mar com a Malásia (Norte) e a Indonésia (Sul), dentre os Tigres Asiáticos é o que apresenta o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Possui uma população de cerca de 5,607 milhões de habitantes. Singapura é um país excessivamente pequeno, sem recursos naturais e sem oportunidade para explorar a agricultura, mas com uma economia que está sempre em crescimento. É hoje o 5º país mais próspero no que se refere ao Produto Interno Bruto (PIB) per capita.

COREIA DO SUL

É um país localizado na região leste da Ásia. Possui uma área territorial de 99.900 km², com uma população de cerca 48,5 milhões de habitantes, totalizando uma densidade demográfica de 486 hab/km², uma das maiores do mundo.

O país é um dos quatro Tigres Asiáticos, mantem um PIB elevado, sendo uns dos mais altos do mundo, uma industrialização super avançada e um nível tecnológico como aos das grandes potências mundiais. Possui grandes multinacionais, como a LG, a Samsung e a Hyundai.

HONG KONG

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (124.3 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com