TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Por:   •  26/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 2

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Graduação em direito

Nome: Anália Charliane

            Karine Duarte Tudéia        

TRABALHO ESTATUTO OAB

  1. Considerando o entendimento consagrado pelo STF (cumprimento de pena a partir de decisões em 2º instancia), em razão das prerrogativas profissionais do advogado, como seria a prisão de um advogado por crime no exercício da profissão.

É direito do advogado não ser recolhido preso, antes de sentença transitada em julgado, senão em sala de Estado Maior, com instalações e comodidades condignas, assim reconhecidas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e, na falta dessas, ser aplicada prisão domiciliar.

  1. Comentar a possibilidade de aplicação da multa em face do advogado nos processos judiciais. Analisar o §2º e §3º do artigo 234 do CPC e art. 34, XXII, art.37, I e art.39 do EOAB.

De acordo com o estatuto da OAB, a multa aplicada ao advogado será aplicada juntamente com a censura e a suspensão, ambas sanções disciplinares, caso ocorra circunstancias que as agravem.

  1. A prestação de serviços de um advogado perante o seu cliente pode ser concentrada como relação de consumo? Aplica-se o CDC? ´

A questão contraditória, existindo duas correntes.
A corrente majoritária entende pela não aplicação do CDC nas relações entre advogado e cliente, uma vez que não se trata de uma relação de consumo, pois para existir relação de consumo é necessária a figura de um fornecedor, um consumidor e um produto ou serviços disponíveis no mercado gerando mercantilismo, porém o mercantilismo é ausente nas atividades profissionais do advogado, já que a mesma constituiu múnus público regulado por lei especial. .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (57.2 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com