TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRESCRIÇÃO TRIBUTÁRIA

Por:   •  18/5/2018  •  Tese  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 3

Procuradoria do Município        
Parecer: Direito Administrativo         
Origem: SUPERINTENDENCIA DE TRANSITO DE VERA CRUZ        
Interessados (a): PERMISSIONÁRIOS

PARECER JURÍDICO

PRESCRIÇÃO TRIBUTÁRIA

Vera Cruz, 10 de Maio de 2018.

EMENTA: PERMISSIONARIOS. BAIXA DE TRIBUTO. PRESCRIÇÃO TRIBUTÁRIA. CÓDIGO TRIBUTÁRIO NACIONAL. EXTINÇÃO DO CREDITO TRIBUTÁRIO. DEFERIMENTO.

Trata-se de requerimentos, devidamente formulados pelos contribuintes, tendo em vista a extinção do Débito tributário devido os efeitos da prescrição.

 Desta forma, foi expedido boletim de arrecadação que informa que os contribuintes possui dívidas do ano de 2012, portanto, considerando o prazo de 05 (cinco) anos para a prescrição do crédito tributário, percebe-se que tal débito encontra-se prescrito.

É o necessário a relatar.         
Em seguida, exara-se o opinativo.

       Inicialmente, deve-se salientar que a presente manifestação toma por base, exclusivamente, os elementos constantes no requerimento, até a presente data, e restringir-se-á, portanto, à análise quanto à juridicidade e legalidade do pedido de extinção do Débito tributário devido os efeitos da prescrição.

       Feitas tais considerações, passa-se à apreciação da questão meritória da demanda submetida à análise desta Procuradoria Jurídica.

       É cediço que a concretização da hipótese de incidência, faz nascer a obrigação tributário que, lançado pela respectiva Autoridade Administrativa transforma-se em crédito Tributário, uma vez que o lançamento é o ato que constitui o dever de pagar do contribuinte, vejamos:

Código Tributário Nacional, Art. 142:        
        
Compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo lançamento, assim entendido o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determinar a matéria tributável, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo caso, propor a aplicação da penalidade cabível.

      Assim, a obrigação tributária quantifica-se, valoriza-se e materializa-se pelo crédito tributário que lhe corresponde, ou seja, pelo quantum devido pelo sujeito passivo.

      Nascendo o dever de pagar o tributo, tornando-o certo, liquido e exigível, à sua extinção pode ocorre de inúmeras maneiras, sendo uma delas o fenômeno da Prescrição, conforme o Código Tributário Nacional, senão vejamos:

Art. 156 Extinguem o crédito tributário:

- ...

- a prescrição e a decadência;

        

      Desta forma, após a constituição definitiva do Crédito tributário, a Fazenda Pública tem o prazo de 5 anos para cobrar este Crédito, não podendo mais fazê-lo, ao ultrapassar este período.

        
     Deste modo, percorrendo o lapso temporal de 5 anos após a constituição definitiva do Crédito tributário, não cabe mais a Fazenda Publica cobrar dos contribuintes seus Créditos Tributário, uma vez que, o Credito tornou-se inexigível.        



     
        Passo a concluir.

           Por todo exposto, a luz dos fundamentos apresentados, opinamos pelo DEFERIMENTO das solicitações de extinção dos Créditos tributários, através do fenômeno da Prescrição, nos termos do Código Tributário Nacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (178.5 Kb)   docx (445.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com