TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRIMEIRO CAPÍTULO - FÁBULA, PERVERSIDADE E POSSIBILIDADE.

Por:   •  18/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 3

Logo lá no inicio do livro o autor, Milton Santos enfim enxerga que em determinados países como a Ásia, África, também na América Latina que visivelmente não tem um fácil acesso a uma globalização como a de um país como o Estados Unidos,  Orlando entre outros..  

PRIMEIRO CAPÍTULO - FÁBULA, PERVERSIDADE E POSSIBILIDADE. 

   

   Após isso, no primeiro capitulo, separando a globalização como ela é, uma perversidade (como é) e enfim como poderia ser. Irei falar um pouco sobre cada 'assunto" resumidamente. 

       Como nos fazem crer, o autor usa o terno "Fábula" - Nos fazem enxergar a globalização como fantasia, como por exemplo, fazendo as pessoas acreditarem que quando uma noticia é divulgada "todxs" (países, pessoas, estabelecimentos, continentes, etc.) instantaneamente ficam sabendo do ocorrido, sendo que isso não acontece de fato. 

       Como ele é, termo utilizado é "perversidade" - Aqui se trata de falar da grande parte da revolta dos cidadãos, não só os pobres mas também os com classe média alegando dizer que perderam a qualidade de vida, o salário diminui, fazendo com que obviamente a fome e o desabrigo aumente, doenças antigas retornem de uma forma bruta para população, a mortalidade infantil (que infelizmente são os alvos com maior facilidade), a qualidade de educação também cai como esperado, ou não. 

      Como poderia ser"uma outra globalização" - Já diz por si próprio oque basicamente seria, uma globalização totalmente diferente da atual, o autor traz nessa uma parte de otimismo e esperança, deixando claro que o primeiro fenômeno seria fazer uma mistura de povos, raça, cultura, gostos em todos os continentes. Ganhando uma nova qualidade em virtude da aglomeração exponencial e da diversificação fazendo com que realmente haja a sociodiversidade

SEGUNDO CAPÍTULO - A PRODUÇÃO DA GLOBALIZAÇÃO 

           Globalização é um processo de interncionalização do mundo capitalisa. Havendo dois elementos fundamentais: o estado de técnicas e o estado da política que são por principio um sistema. O Autor ressalta que a globalização não é apenas a existência do novo sistema de técnicas, seguintes fatores da atual globalização: a unidade da técnica, a convergência dos momentos, a cognoscibilidade do planeta e o motor único.  

         

  GLOBALIZAÇÃO PERVERSA 

Os pontos mais importantes desse assunto são: a tirania da informação, competividade consumo, confusão de espíritos, globalitarismos (que fazem parte do mesmo tópico), a violencia estrutural e a pervesidade sistêmica, politica dos estados à politicas da empresa, definições da pobreza e sobre a soberania. 

DEFINIÇÕES DE POBREZA  

Pobreza “incluída” - Uma pobreza que se só afetava em uma parte e não se envolvia com a outra. Era menos discriminatório e as soluções eran privadas. 

Marginalidade – Nessa fase é o local dos miseráveis como citado no livro também, essa fase é mais uma consequência na obra da produção economica. 

A pobreza estrutural globalizada – Essa terceira fase resumidamente é uma pobreza que afeta a todos, pelo fato do desemprego que é muito alto e o salário que é ao contrário do desemprego, muito baixo. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (159.6 Kb)   docx (948 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com