TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCÍPIO DA PROTEÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E O PRINCÍPIO DA TRANSITORIEDADE DOS ABRIGOS

Por:   •  29/5/2018  •  Resenha  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

UNESA- DIREITO CONSTITUCIONAL III

ALUNA: PAULA FONTOURA DE O LEAL

PROFESSOR: FABIO GOMES

RESUMO: PRINCÍPIO DA PROTEÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E O PRINCÍPIO DA TRANSITORIEDADE DOS ABRIGOS.

Esse resumo trata de artigo publicado em questionamento ao paradoxo constitucional do Princípio da proteção integral da criança e do adolescente e a prestação e assistência efetiva pelo Estado como prioridade de realização.

Mediante os problemas sociais abordados pelo texto temos o princípio da sociabilidade garantidor dos direitos sociais e as ações ou omissões do governo dentro da democracia na busca de um denominador comum. A problemática em voga é se a prestação dos direitos se estão em consonância com a magna carta em resoluções que concretizem o texto retirando o do plano ideológico a aplicação concreta visando o princípio da igualdade.

A doutrina atual entende que os direitos sociais devem ter aplicabilidade mediata na produção de efeitos, sendo compatíveis a “Reserva do Possível”.

Em nosso país temos uma onerosidade de gastos públicos discrepante com a carga tributária, gerando uma falha não na arrecadação, mas sim no repasse e fiscalização, bem como transparência do emprego desses gastos, através das muitas manobras contábeis e da falta se satisfação ao contribuinte.

Diante essas exposições a déficit se revela no repasse do que na arrecadação, que por sinal é bem aparelhada e não podendo alegar falta de recursos na realização dos direitos das crianças e dos adolescentes. Trata se de ausência de gestão e omissão de interesse político.

A convenção da ONU sobre os direitos da criança (1989), em seus protocolos expôs a problemática através de dados e propostas as diretrizes quanto ao abrigamento e adoção a serem aplicados nessa política social, criando mecanismos de facilitação em vista da gravidade social causada.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com