TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROBLEMAS ASSOCIADOS AO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NA BACIA DO RIO ITAPICURU

Por:   •  3/7/2017  •  Bibliografia  •  1.025 Palavras (5 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 5

PROBLEMAS ASSOCIADOS AO USO E OCUPAÇÃO

DO SOLO NA BACIA DO RIO ITAPICURU

CAMPO FORMOSO

2017


1. Introdução

        A água é um recurso natural finito, portanto deve ser protegida para os usos atuais e futuros. Contudo, sua qualidade está constantemente ameaçada devido ao seu mau uso e pela ocupação do solo com o crescimento urbano desordenado, o que vem ocasionando sérios impactos tanto ao ambiente quanto ao Homem.  Esses impactos são decorrentes de algumas atividades praticadas pelo homem de forma desenfreada, como o despejo de efluentes domésticos e industriais, e que tem ocasionado uma série de problemas as bacias hidrográficas em todo o mundo, já que estas são unidades que possibilitam uma visualização geral da paisagem, como solo, relevo, clima e vegetação, e que também atingem diretamente ao homem.

        Os maiores problemas nesse contexto envolvem a urbanização, pois o espaço que antes era ocupado por vegetação próximo à rede de drenagem, com a ocupação humana passou a pertencer a casas, indústrias e comércio que lançam seus efluentes de forma indiscriminada e sem o devido tratamento dentro do rio, causando vários tipos de distúrbios.

        Diante do exposto buscou-se identificar dois problemas relacionados ao uso e ocupação do solo na bacia hidrográfica do rio Itapicuru, mais especificamente em um de seus afluentes o rio Água Branca em Campo Formoso, e propor soluções para os conflitos envolvidos.

2. Metodologia

        Para realização deste trabalho utilizou-se o método bibliográfico com pesquisas na internet, de artigos científicos e sites referentes ao tema.

Localização: Cidade/povoado

Rio Água Branca: Localizado em Campo Formoso

Descrição dos principais mananciais (superficiais e/ou subterrâneos) atingido Bacia, microbacia, etc.

        O rio Água Branca, nasce no Brejo Comprido a 12 km da cidade de Campo Formoso recebendo cinco afluentes: o rio Pedras, o rio Gameleira, o rio Campo Formoso, o rio Gia e o rio Brejo do Coelho. Atravessa a periferia da cidade onde é chamado de rio Sucesso e de Lava-pés. Tem 30 km de curso desaguando no Rio Aipim, já no município de Antônio Gonçalves, fazendo parte da bacia hidrográfica do rio Itapicuru.

Identificar o problema de gestão dos recursos hídricos

        Na região de Campo Formoso os problemas relacionados à quantidade e qualidade de água, estão relacionados principalmente ao uso do solo pela ocupação urbana desordenada e pelos efluentes domésticos e industriais que causam poluição ao rio água Branca, diminuindo a disponibilidade hídrica da região principalmente em épocas de estiagem, embora haja um aumento crescente na demanda, pois este serviria de auxilio caso suas águas fossem preservadas.

        O crescimento urbano desordenado levou os moradores a construírem suas habitações e comércios às margens do rio Água Branca, provocando em alguns pontos erosão pela retirada da mata ciliar, já as fontes de poluição provenientes de residências, comércio, hospitais e clínicas médicas são despejadas sem tratamento dentro do curso d’água, o que altera suas características físicas, químicas e biológicas, com perda de sua biodiversidade, flora e fauna aquática. Isso ocorre devido à ausência de coleta e tratamento de esgotos que leva contaminantes ao rio que têm a sua qualidade comprometida, o que dificulta o uso da água para os diversos fins.

Descrever as consequências socioeconômicas e ambientais

  • Aumento da vulnerabilidade da população humana em razão de contaminação e dificuldade de acesso à água de boa qualidade em períodos longos de estiagem.

  • Interferências na saúde humana e saúde pública, com deterioração da qualidade de vida e do desenvolvimento econômico e social devido à contaminação das águas do rio.
  • Perda da biodiversidade (fauna e flora)
  • Deterioração da qualidade da água do rio de forma física, química e biológica.
  • Perda da mata ciliar e aumento de processos erosivos.

Elencar objetivos (soluções alternativas) a serem alcançados

  • Melhoria na qualidade da água do rio Água Branca (descontaminação) com monitoramento periódico em vários pontos do rio.
  • Tratamento de efluentes
  • Promoção de campanhas educativas
  • Criação de um planejamento urbano eficaz

Ações/projetos para correção dos problemas identificados

  • Construção de rede de saneamento com unidades de tratamento de efluentes e canalização da rede pluvial.

  • Campanhas educativas para Informar a população usuária sobre a problemática da escassez de água e a manutenção da sua qualidade, buscando medidas para melhorar a eficiência do uso da água e reduzir a contaminação do rio.
  • Criação de um sistema de infra-estrutura de planejamento urbano, a partir do lote a ser construído por ser o elemento primário e primordial desse processo.

 

Plano de Execução para cada Ação/projeto proposto –

Projeto

Prazo

Ação

Construção de rede de saneamento com unidades de tratamento de efluentes e canalização da rede fluvial e pluvial

Até 3 anos

Deve-se realizar um cadastro das famílias de baixa renda residentes no município

4 a 8 anos

Elaboração do Estudo de Concepção para o Sistema de Esgotamento Sanitário

- Elaboração do Projeto Básico da obra.

- Estudos necessários para o licenciamento ambiental dos componentes da obra

- Elaboração do projeto executivo da obra

- Implantação da rede coletora de esgotos.

Elaboração dos estudos para subsidiar o enquadramento dos cursos hídricos inseridos no município que recebam algum tipo de influência do saneamento básico.

Campanhas educativas para Informar a população usuária sobre a problemática da escassez de água e a manutenção da sua qualidade

Até 3 anos

Buscar locais para ministrar as reuniões.

Distribuir panfletos educativos, colocar um programa ao vivo na rádio local tratando sobre o tema.

Criação do programa de planejamento urbano

Entre 13 e 20 anos

Propor um plano de infraestrutura e zoneamento urbano de forma sustentavel

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (137.9 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com