TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO DE COLONIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO BRASIL COLÔNIA

Por:   •  16/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.230 Palavras (21 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 21

ESTUDANDO HISTORIA

caso 2

PROCESSO DE COLONIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO BRASIL COLÔNIA

CONSEQUÊNCIAS:

Uma das consequências do processo chama da de GLOBALIZAÇÃO, é a  necessidade de que em alguns assuntos (Comércio por exemplo) os países tenham uma legislação compatível entre si.

Desta forma, você sabia, que alguns portugueses costumavam afirmar que, lá no século XV, foram eles que deram início ao processo de Globalização, com as GRANDES NAVEGAÇÕES? .....Pois é.

Diante desse quadro responda:

A) O QUE FOI E O QUE É, O fenômeno das grandes navegações?  é possível relacionar o descobrimento do Brasil com estes fenômenos ?

RESPOSTA: Uma das formas de enfrentar a questão é estabelecer a relação entre a que dá de Constantinopia em 1453 e a necessidade de se estabelecer o comércio com o Oriente em face do fecham ento do Mediterrâneo pelos Turcos-Otomanos. Também é possível enfrentar o problema apontando como razão para o fenômeno o fato dosa Burgueses italianos cobrarem preços exorbitantes pelas especiarias do Oriente. de toda forma, a principal motivação era econômica, o canal de comunicação e transporte de mercadorias vindas do oriente era o mar mediterrâneo dominado pelos italianos que passaram  ater maiores dificuldades de comunicação com o oriente em razão do domínio do mar negro pelos Turcos-Otomanos.

Encontrar um caminho para as Índias embora fosse uma empreitada muito difícil era porém muito desejada, Portugal e Espanha desejavam acesso ás fontes orientais para poderem também lucrar com este comércio. Nesse sentido impulsionados pela necessidade e pelos avanços tecnológicos e cartográficos, as Grandes Navegações possibilitaram o contato entre culturas e a expansão mundo até então conhecido.

B) Qual o direito aplicado pelos portugueses na Colônia brasileira?

O direito aplicado pelos portugueses na Colônias tinha por fundamento o próprio direito aplicado em Portugal, com pequenas adaptações. De ressaltar que os órgãos de maior hierarquia judiciária da corte faziam parte da estrutura recursal para assuntos da colônia o que quer dizer que no fim das contas o direito que prevaleceu ou seja o que  decide as questões e o da metrópole.

C) Faça uma pesquisa e procure saber se o território onde está localizado a cidade na qual você mora, poderia ser considerado como território da Colônia portuguesa na américa, na virada do Século XVI, para o Século XVII ?

D) Responda ainda as questões objetivas 1,2, 3, e 4 do capítulo 4 do livro.

QUESTÃO APLICADA PELA PUC- CAMP SSP

O processo de colonização europeia da América durante os séculos XVI, XVII, E XVIII está ligado à:

RESPOSTA:  A expansão comercial e marítima, ao fortalecimento das monarquias nacionais absolutas, e a política mercantilista.

QUESTÃO APLICADA PELA CESUP/UNAes/SEAT-MS

Na expansão da Europa a partir do Século XV, encontramos intimamente ligados à sua história:

RESPOSTA: O Pioneirismo português.

QUESTÃO APLICADA PELA UNESP

A República brasileira emergiu no auge de um processo cujas razões se encontram, no II Reinado?

RESPOSTA: Nos termos da Primeira Constituição da Republicana, o Brasil era uma Republica Federativa Presidencialista e o estado permaneceu atrelado à Igreja.

SOBRE O TRATADO DE TORDESILHAS  - CASO CONCRETO

Ao observamos o mapa que apresenta o pormenor do planisfério do atlântico com as divisões de 100 e 370 léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde, estipulados no Tratado de Tordesilhas, Depois responda ao que se pede:

Comparando o Território atual do Brasil com  a área de Colonização Portuguesa no Século XVI delimitada pelo Tratado de Tordesilhas, percebe-se que aquela área praticamente triplicou, pois, mal chegava a um terço das terras atuais, 8.5 milhões de km2.

Neste sentido pergunta-se:

A) O que foi o TTRATADO DE TORDESILHAS?

Com a ascensão dos Espanhóis na exploração de NOVAS TERRAS,  o clima de disputa com os portugueses se acirrou. E para que um conlito de maiores proporções fosse evitado , o PAPA ALEXANDRE VI, foi convocado para negociar os limites de exploração colonial entre essas duas potências européias. Inicialmente, Portugal buscava garantir o seu Monopólio na Costa Africana, e por sua vez, a ESPANHA preocupava em legitimar a exploração nas etrras localizadas a oeste. No ano de 1493, o PAPA ERCÃO, anunciou a assinatura da BULA INTER COTTERA, QUE FIXAVA UMA LINHA IMAGINÁRIA Á 100 LÉGUAS DA iLHA DE AÇORES.

No entanto, no ano seguinte, o  REI português DOM JOÃO II, exigiu a revisão desse PRIMEIRO TRATADO, acordo que não satisfazia os LUSITANOS (Portugueses).

Segundo alguns historiadores, essa mudança de ideia era um forte indício de que os Portugueses tinham reconhecimento de outras Terras, localizadas na porção sul do NOVO CONTINENTE descoberto pelos Espanhóis.

Séculos mais tarde, documentos explicariam essa repentina mudança de idéias dos Lusitanos (Portugueses)e buscando evitar o desgaste de um conflito militar , os Espanhóis aceitaram a revisão com uma intermediação do PAPA.  

Com isso, o TRATADO DE TORDESILHA foi assinado em junho de 1494. Nesse NOVO ACERTO, acordo,  ficava estabelecida a demarcação de um novo MERIDIANDO localizado a 370 léguas a oeste da Ilha de cabo verde. Os territórios a Oeste seriam explorados pelos espanhóis, e as Terras ao leste deveriam ser controladas pelos Lusitanos. E dessa forma o NOVO ACORDO assegurou a exploração lusitana em parte dos Territórios que hoje Compõem o Brasil.

B) porque alguns países da Europa como a França, contestaram o referido tratado?

RESPOSTA:

Conforme ressaltado na resposta acima, o TRATADO DE TORDESILHAS foi celebrado entre PORTUGAL E ESPANHA, que partilhava o NOVO MUNDO. Neste contexto foram excluídos os demais países dessa partilha, como por exemplo, : a França, assim, a corrida colonial via-se restrita à PORTUGLA  e a ESPANHA, retirando toda  a legitimidade dos demais países à participar deste processo.

NESTE SENTIDO, declarou o REI FRANCISCO I DA FRANÇA" GOSTARIA DE VER O TESTAMENTO DE ADÃO PARA SABER DE QUE FORMA ESTE DIVIDIRA O MUNDO".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.3 Kb)   pdf (169.6 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com