TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Por:   •  21/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS CURSO DE DIREITO

PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

SÃO PAULO

2019

CÁSSIA MARIANA RODRIGUES GALVÃO

O ESTADO LAICO E A UTILIZAÇÃO DE CRUCIFIXO NOS TRIBUNAIS

Projeto de pesquisa apresentado no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

- FMU, como requisito parcial para a obtenção do grau de bacharel em Direito, sob a orientação do Professora Juliana Bastos.

SÃO PAULO

2019

Sumário

Tema        4

Delimitação do tema        4

Objetivos da pesquisa        5

Justificativa        5

Procedimentos metodológicos.        5

Cronograma de atividades        7

Bibliografia        7

TEMA.

“......”

De forma geral, o presente trabalho irá abordar a inexistência do estado laico em ambientes ligados ao Estado, especificamente os Tribunais de Justiça.

Embora seja um princípio constitucional, a liberdade de religião e a liberdade de consciência não tem sido de maneira efetiva respeitadas.

Este trabalho, de forma simples e clara, irá mostrar a violação de tais princípios, quais sejam, art. 5º, inciso VI, da Constituição Federal de 1988.

DELIMITAÇÃO DO TEMA.

Embora seja, em letra de Lei, um país laico, o Brasil atual vem se mostrando cada vez mais distante de respeitar a liberdade religiosa e a “não crença” em algo, principalmente por parte daqueles que em teoria deveriam ser os executores das leis.

Este trabalho vem tratar sobre a ineficiência da execução do princípio da laicidade nos espaços públicos, em específico os tribunais de justiça, local este que em tese seria utilizado para a efetiva aplicação das leis, é onde ocorre o descumprimento da Constituição Federal.

A aqueles que acham ser um tema sem nenhum tipo de importância, poderá ver que, se nem ao menos a liberdade de crença e consciência é respeitada, como os demais princípios constitucionais poderão ser?

OBJETIVOS DA PESQUISA.

O objetivo deste trabalho é o de apresentar a violação dos princípios constitucionais de liberdade religiosa e liberdade de consciência.

Além disto, visa também explanar sobre como o poder judiciário ignora tais princípios, mascarando a utilização de crucifixos como representando a cultura brasileira.

JUSTIFICATIVA.

As doutrinas a serem pesquisadas, defendem de forma dura a laicidade do Estado, de maneira que a maior demonstração deste seria a retirada de tais “imagens” de espaços estatais, como o Tribunal de Justiça.

O tema se torna relevante quando olhado do prisma de que, se um princípio constitucional tão simples não é obedecido, por que os demais seriam? É exatamente o que vimos acontecer.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS.

O procedimento metodológico utilizado no presente trabalho é a pesquisa bibliográfica, é a análise de julgados e jurisprudências que aceitam a violação do art. 5º, inciso IV, CF/88, ou seja, a violação do Estado laico e dos princípios de liberdade religiosa e de consciência, e apresentar porque tal violação traz prejuízos para a sociedade brasileira, embasado em doutrinas e artigos científicos que versem sobre este mesmo pensamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (73.3 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com