TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROTEÇÃO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS

Por:   •  17/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.179 Palavras (9 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 9

PROTEÇÃO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS

Histórico:

         Na Grécia antiga (ideia de justiça quando confronta um superior) a proporcionalidade nasce a partir da lei de talião olho por olho dente por dente.         

        ROMA o direito humano surgiu com a possibilidade de execução do devedor, não ferir a responsabilidade no corpo e sim nos bens. VIVER HONESTEMENTE, NÃO FERIR NINGUÉM, DAR A CADA UM O QUE É SEU.

        Carta de João sem terra: reconhecimento do poder limitado do rei.                                                    C

24 de março de 2018  13h:30min

Direitos humanos seria gênero

        Espécie

                Direitos humanos internacionais

                Direitos fundamentais

Sven Peterke diz que os direitos humanos após se tornar exigência política deve ser positivado

O fundamento principal dos direitos humanos é a proteção da dignidade da pessoa humana

Quais os fundamentos dos direitos humanos segundo a doutrina?

        - 1º visão jusnaturalista religiosa desenvolvida na idade média por são tomas de aquino e prega que a lei humana só vai deter validade conforme uma lei divina. Resguarda interesses básicos ligado a existência humana. Há uma superioridade normativa da lei divina. Vigora e prevalece sobre eventuais normas positivada pelo homem.

        - 2º Jusnaturalista racional ou contratualista: foi adotada na idade moderna, o autor  é o percursor do direito internacional. Uma visão jusnaturalista laica. É um traço do homem.  São considerados naturais porque existe independente da positivação.

        - 3º normativista ou positivista: essa visão é juspositivista secula XIX e XX os direitos humanos encontram fundamento no direito positivado. Ordenamento jurídico positivado pelo homem. Essa norma tem que ser compatível hierarquicamente com a legislação vigente. Se nega a existência de direito pré-existente. O Bobb critica a visão jusnaturalista não tem que buscar o fundamento dos direitos humanos.

        - 4º Fábio comparato – ele não adere a qualquer entendimento anterior. O fundamento é a consciência coletiva. no final temos que buscar a efetivação da dignidade da pessoa humana. Tem 3 pontos: 1 – reconhecer um traço comum a todos os direitos humanos (dignidade); 2 – é a negação do fundamento positivista puro; construção do conceito da dignidade no curso da história.

O conceito de direitos humanos está ligado a ideia de que todo o ser humano é livre e goza dos mesmos direitos básicos. Por conta disso seria indissociável da liberdade e da igualdade. Para fins didáticos a doutrina traz 5 momentos histórico para concepção da dignidade da pessoa humana:

1 – concílio de nicéia 325 a.C :  constituiu o dogma que o filho de Deus tinha dupla natureza. Pessoa humana não seria um pleonasmo.

2 – Boécio filósofo Romano início do séc VI pessoa é todo ser dotado de razão e consciência.

3 – Kant- Tem vontade e escolha;  é um fim em si mesmo. Ele não é um meio para servir a vontade do outro.

4- Lotze, Breniano, Nietzsche – secula XIX: o homem é o único ser vivo que dirige a sua vida em função das suas preferências valorativa. Os direitos humanos seria uma expressão dos valores mais importante para a convivência humana.

5- Pensamento existencialista primeira metade do sec XIX, os direitos humanos a vontade da pessoa humana é moldada no mundo em que vivemos e por conta disso está em constante mudança. É multidimensional.

Ingo Sarlet: se eu não tenho respeito pela vida e integridade física e moral não há condições mínimas para existência digna. Além disso, onde os direitos fundamentais não forem reconhecidos não haverá espaço para dignidade, mais sim a pessoa será um mero objeto de arbítrio e injustiça. A dignidade da pessoa humana é multidimensional (congrega vários valores intrínseco do ser humano) e individual (embora inerente a todo ser humano é moldada por características próprias delineadas pelo contexto histórico e cultural que circunda o indivíduo, portanto, a dignidade da pessoa humana é um norte para a positivação dos direitos humanos.

Protagonismo da DIGNIDADE na CF/88: tem duas funções primordiais: a 1º é a função unificadora é o elemento que confere unidade a toda ordem constitucional e consequentemente a todo o ordenamento jurídico. A segunda função é a hermenêutica: a dignidade é o ponto de partida e o ponto de chegada. Tem força normativa porque eu posso ter uma decisão fundamentada somente na dignidade da pessoa humana.

Funções e características dos direitos humanos:  a percepção de canotilho diz que os direitos humanos tem 4 funções:

1º função de defesa ou liberdade: direitos humanos limita o poder estatal e coloca a salvo os interesses do cidadão da intervenção arbitrária do Estado. Isso pode ocorrer de forma objetiva e subjetiva. A primeira proíbe-se ingerências negativas na esfera jurídica do indivíduo e na parte subjetiva esses mesmos direitos armam o indivíduo de pretensão exigíveis.

2º função de prestação social: depende da concretização positiva do Estado, ex: educação, saúde, segurança.

3º função de proteção perante terceiros: possibilidade de exigir providências estatais voltadas a proteção dos titulares dos direitos humanos em face da violação perpetrada por terceiros.

4º função de não discriminação: essa função deriva da igualdade, o estado deve tratar todos os cidadãos em condições iguais em todas as suas instâncias de atuação, sacrifica-se a igualdade formal em pró da igualdade material. O papel passivo do Estado frente aos direitos humanos.

Todo o direito humano  vai ensejar o dever de respeito (DEVER DE NÃO VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS), promoção (PROTEÇÃO SOCIAL E NÃO DISCRIMINAÇÃO, dever de propiciar pleno exercício) e proteção (dever de impedir a violação).

CARACTERÍSTICAS DOS DIREITOS HUMANOS SEGUNDO A DOUTRINA

1º historicidade: os valores mais importantes, mais caros da sociedade são produtos de um contexto histórico e por conta disso influencia a enunciação, aplicação e interpretação.

2º universalidade: abrange todo e qualquer ser humano sem distinção, decorre do principio da igualdade tanto formal quanto material. Ser universal não significa ser absoluto.

3º irrenunciabilidade, indisponibilidade e inalienabilidade.

 Não cabe ao titular renunciar ao direito humano. Não pode se despir da dignidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (96.9 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com