TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parecer juridico

Por:   •  14/4/2015  •  Dissertação  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 3

PARECER JURÍDICO

DESTINATÁRIO:

Solange

EMENTA:

Acidente de carro. Indenização por  danos morais, materiais e estéticos.

RELATÓRIO

Trata a presente consulta de indagação sobre os aspectos relativos ao acidente de Solange que possuía um automóvel equipado com o sistema air bag. Seu carro foi colidido frontalmente com outro veículo e, apesar de estar usando o cinto de segurança, ela sofreu lesões ao bater com o rosto no painel, porque o air bag não funcionou. Ao reclamar junto à concessionária, foi feita uma vistoria no veículo e os peritos concluíram que não houve defeito no sistema de air bag, dizendo eles que as condições de desaceleração do carro antes do impacto não foram suficientes para o acionamento do air bag, de acordo com as especificações do fabricante. A cliente indaga se é possível mover ação contra a empresa onde comprou o veiculo, que direito possui como consumidora, o que a empresa pode alegar em seu desfavor e se algum consumidor no país conseguiu ganhar uma causa como a sua.

FUNDAMENTAÇÃO

Não tendo havido o acionamento do air bag no momento do sinistro e inexistindo qualquer prova de que as lesões sofridas pela cliente foram causadas por outro motivo, está configurado o nexo causal, ou seja a falha do air bag determinou os danos sofridos. O CDC, no art. 6º inciso VIII autoriza a inversão do ônus da prova em favor do consumidor, a qual passou a ser admitida de forma quase automática em diversos juizados e varas civis como questões inerentes à propositura de ações que envolvem relações de consumo. Ou como disposto in verbis: “a facilitação da defesa de seus direitos, inclusive com a inversão do ônus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critério do juiz, for verossímil a alegação ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinárias de experiências’’. Em outras palavras a verossimilhança das alegações é aparência da verdade, considerando a situação de hipossuficiente da consumidora. Logo, para opor-se a tal entendimento, alegando, por exemplo, problemas de desaceleração do momento da colisão, a montadora do veiculo deve provar que entregou um veiculo sem falhas e que o dispositivo de segurança interpretou os sinais corretamente para não acionar o air bag. Ademais não compete a consumidora a realização de testes de impacto no veiculo e muito menos o domínio de questões técnicas a feitas a situações onde o impacto aciona ou não um sistema de segurança. Ao comprar o veiculo a consumidora também adquiriu a segurança prometida pelo dispositivo de air bag.

As decisões de tribunais brasileiros tem reconhecido os direitos dos clientes a indenização em casos semelhantes, a exemplo do que ocorreu com a Ford Motors Company Brasil LTDA  que foi condenada por danos morais, materiais e estéticos devido ao não funcionamento do sistema de segurança existente em veiculo adquirido por cliente, conforme decisão da 2ª. Câmera Civil do Tribunal de Justiça, que negou o recurso da Ford contra decisão da Comarca de Pendência, ratificada pelo STJ em  dezembro de 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (91.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com