TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parecer juridico

Por:   •  29/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 2

Parecer Jurídico

Trata-se de um parecer jurídico de natureza jurídica de pagamento de terceiros, Artigo 304 do CC: obrigação de terceiros, com possibilidade de ressarcimento. “A” procurou “B” para quitar dívida de “C” perante este. “B” delegou a “D” que recebesse seu crédito de “A”, dando-lhe a devida quitação. Quando “D” se encontrou com “A”, verificou que esquecera de apresentar autorização do credor para receber. “A”, por sua vez, concordou em entregar o pagamento a “D”, que recebeu na presença de duas testemunhas idôneas. Tendo “D” se evadido sem prestar contas a “B”, este exigiu que “C” pagasse a dívida e “A” – que houvera pago a “D” – também exigiu que “C” lhe reembolsasse.

Na hipótese “C” não estava ciente em que “A” pagaria sua dívida, e nem que “D” seria um credo putativo (è o credor aparente. Pode ocorrer do devedor realizar pagamento a pessoa que tenha aparência de credor ou mesmo de pessoa autorizada é o caso do credor putativo.), mesmo assim “B” deu poderes para que “D” recebesse a dívida no seu lugar, agindo de má fé “D” pegou o dinheiro e se evadiu, porem “A” cometeu um erro de não ter exigido um comprovante de “D” para a confirmação do pagamento .

Conclui-se então que a divida não foi extinta, portanto “C” continua em debito com “D” o credor e devedor originais da relação jurídica, “A “ não poderá pedir reembolso de “C” pois, pagou uma divida em que o verdadeiro devedor não estava ciente de tal ação, poderá somente procurar “D” para reembolso do dinheiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (36.1 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com