TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pequeno resumo sobre as cotas raciais

Por:   •  16/10/2015  •  Dissertação  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  1.320 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO DO TRABALHO DE DIREITO CONSTITUCIONAL

O principal foco do capítulo está voltado para o tema “cotas raciais”.

Um assunto polemicamente visto perante a sociedade, que transmite divergentes opiniões a respeito do assunto.

De um lado, pudemos enxergar o quão bom são as cotas raciais, pois acabam com as “diferenças” raciais que muitas vezes, privam pessoas negras de títulos ou postos que lhes seriam merecidos, por seu empenho e dedicação.

Por outro lado vemos como isso se torna algo injusto, já que da mesma forma que aquelas pessoas se prepararam e se esforçaram para chegar até lá, também seus concorrentes independentemente de etnia ou cor, se preparam de forma igual ou superior, porém por esse benefício ganho, tem prioridade para ocupar postos que as vezes nem lhe são de merecimento.

Uma solução que muitas vezes pode ocasionar mais problemas que realmente uma solução, afinal,         tem se levantado à questão de o qual justo seriam as “cotas raciais”, que ao invés de julgar alguém capaz ou não pela sua etnia ou cor, deveria se avaliar o quanto de oportunidade aquela pessoa teve na vida para se capacitar para tal posto concorrido. Isso seria possível de avaliação, através de “cotas sociais”, para avaliar a renda da pessoa, pois, de que adianta julgar se uma pessoa é capaz ou não por sua raça, se muitas vezes a mesma desperdiçou diversas oportunidades de ser capaz? Ou mesmo julgar uma pessoa capaz ou incapaz por sua cor, se muitas vezes lhe faltou qualquer assistência acadêmica ou profissional?

O governo deveria criar soluções mais eficazes a sua falta de assistência as pessoas. Uma boa base acadêmica e social, é tudo que uma pessoa precisa para pelo menos se dizer capacitada, a prestar uma prova para tentar uma bolsa em uma boa universidade por exemplo. E a partir de tal, ser capacitado para conseguir ir bem em uma entrevista de emprego, e ser apto a sua profissão, sem competente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com