TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Peticao inicial acao monitoria

Por:   •  29/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.631 Palavras (7 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 7

EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA _____ª VARA CIVEL DE BENTO GONCALVES/RS

                                                           ALFREDO..., brasileiro, Solteiro, portador da carteira de identidade RG nº ..., devidamente inscrito no CPF/MF sob o nº ...., residente e domiciliado na Rua ... Estado Do Rio Grande Do Sul, vem por seu advogado Dr. , devidamente inscrito na OAB/SP sob o nº , com endereço profissional na rua...., respeitosamente á presença de Vossa Excelência, propor a presente

AÇÃO MONITORIA

em face de AFONSO, brasileiro, devidamente inscrito no CPF/MF sob o nº , residente e domiciliado na rua ...Estado do Rio Grande Do Sul, pelos motivos que passa a expor:

DA GRATUIDADE

                                                          Cumpre salientar prefacialmente que o autor não possui condições de arcar com custas e despesas de um processo judicial sem por em risco o próprio sustento e o de sua família, pleiteando a concessão da gratuidade da justiça nos termos da lei 1060/50, juntando para tanto a devida declaração de hipossuficiência.  

DOS FATOS

                                                              1. O requerente é credor da ré, da quantia de R$ 6.000,00 (Seis Mil Reais), representada pelo cheque de numero 323232, conta nº 00.897654.0-0, agencia nº 0986, do Banco do Estado Do Rio Grande Do Sul.

                                                              2. A cobrança pelos meios amigáveis restou infrutífera, pois de todas as formas tentou o requerente haver o seu crédito, porém sem obter êxito.

                                                                 3. Visando evitar a demanda judicial, foram realizadas insistentes cobranças, as quais não foram atendidas pelo requerido, que não realizou nenhum pagamento, restando, portanto ao requerente, como única alternativa, buscar o Poder Jurisdicional do Estado, para que através de sua força coercitiva, haver o que lhe é devido.

                                                                       4. Assim, temos que o total da divida liquida, certa, exigível a importância atualizada monetariamente de R$ 7.345,00 (sete mil etrezentos e quarenta e cinco reais e quarenta ), devidamente comprovado pelo cheque que instrui á presente inicial.

DO DIREITO

                                                                       5. O direito do requerente de ingressar com a presente ação de monitoria encontra-se perfeitamente consubstanciado no artigo 1.102-A do CPC, que trata da “legitimato ad causam” originaria do credor para propor a referida ação como se pode notar in verbis:

“Art. 1.102 – A. A ação monitória compete a quem pretender, com base em prova escrita sem eficácia de título executivo, pagamento de soma em dinheiro, entrega de coisa fungível ou de determinado bem móvel.”

Dispõe também o artigo 580, do Código de Processo Civil:

 

“Art. 580. A execução pode ser instaurada caso o devedor não satisfaça a obrigação certa, liquida e exigível, consubstanciada em titulo executivo”

Parágrafo Único. “Considera-se inadimplente o devedor, que não satisfaz espontaneamente o direito reconhecido pela sentença, ou a obrigação, a que a lei retribuir a eficácia de titulo executivo”

O artigo 585, I, do Código de Processo Civil, determina:

Art. 585. São títulos executivos extrajudiciais:

I – “a letra de câmbio, a nota promissória, a duplicata e o cheque;”

                                        Consoante a dicção do artigo 389, do Código Civil, “in verbis”:

“Art. 389. Não cumprida a obrigação, responde o devedor por perdas e danos, mais juros e atualização monetária segundo índices regularmente estabelecidos, e honorários de advogado”.

 

                                                               No caso em comento, o requerido não cumpriu com sua obrigação, ou seja, não efetuou os pagamentos referentes ás cártulas por ele emitidas, configurando seu inadimplemento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (178.3 Kb)   docx (301.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com