TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Peça Processual (contestação)

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  986 Palavras (4 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 4

Excelentíssimo(a) Senhor(a) Juiz(a) de Direito da____ª Vara Cível da Comarca de____/____.

Processo Nº____/____

        Ivã Pitanga, nacionalidade____, médico cirurgião, estado civil____, portador do R.G sob Nº____, SSP/____, e do C.P.F sob o Nº____, residente e domiciliado na Rua____, Nº____, Bairro____, Cidade____, Estado____, por seu advogado inscrito na OAB/____, Nº____, com escritório na Rua____, Cidade____, Estado____, vem na presença de Vossa Excelência, apresentar sua contestação nos seguintes termos que lhe move Sinfrônia____.

Resumo dos Fatos

        Conforme alegado na inicial, a autora sujeitou-se a uma cirurgia para retirar uma verruga no nariz, e aproveitando o procedimento cirúrgico também resolveu fazer uma correção no septo, conforme prenunciado acima. Porém a Autora relata que depois da cirurgia observou que o procedimento foi mal sucedido. Tendo em vista que devido a uma suposta imperícia médica, seu rosto ficou com uma deformação.

        A Autora, relata também que, por ter uma profissão onde tem que usar sua imagem, é impossível ter um resultado satisfatório devido a lesão que comprometeu sua aparência, prejudicando seus contratos realizados e também os que possam vir futuramente.

        Diante disso, a Autora pede que seja indenizada moral e esteticamente, e também por lucros cessantes, pois é através dessa profissão que ela mantêm o seu sustento e o de sua família.

Preliminares

        Tendo em vista o artigo 301, III, que dá pleno direito para que o réu conteste a ação

Art. 301 do CPC. Compete-lhe, porém, antes de discutir o mérito alegar.

III – inépcia da ação

        Diante disso, o artigo 295. Parágrafo Único, Inciso II do CPC. Deixa claro que quando não há um desfecho lógico sobre os fatos elencados tal ação é inepta.

Art. 295 do CPC. A petição inicial será indeferida

§ Único. Considera-se inepta a petição inicial quando:

II – a narração dos fatos não decorrer logicamente a conclusão.

        Por isto, é a presente para requerer que seja abolido o feito, sem julgamento de mérito, com os fundamentos citados acima

Mérito

        Caso Vossa Excelência não entenda assim, melhor sorte não assiste a Autora, quanto ao mérito da demanda.

        Ao contrário do que a Autora alegou, porém o Réu reconheceu tal procedimento cirúrgico feito por ele, não se assustou com o resultado, pois a Autora havia sido avisada quanto ao risco do resultado.

        Mesmo que Vossa Senhoria não acolha a defesa do Réu solicitam que seja rejeitado o que foi proposto pela Autora sobre a indenização por danos morais e estéticos e, também os lucros cessantes. Pois os fatos alegados pela Autora só se convalidam quando há culpa ou dolo por parte do Réu, é o que preceitua o art. 186, do Código Civil.

         Vale lembrar que a relação entre médico e paciente são de atividade e meio e não de resultado, tendo em vista que o seu objeto é a prestação dos cuidados harmoniosos e atentos. Por isso para que o Réu seja responsabilizado pelos erros no exercício de sua função é preciso que fique comprovado que o evento danoso se deu por causa de negligência, imperícia ou um erro absurdo de sua parte.

        Assim, a importância de se produzir prova. A Autora, cabe provar que o Réu atuou com culpa, conforme o que está escrito no artigo 951 do Código Civil, in verbis:

Art. 951 do CPC. O disposto nos artigos 948 e 950 aplicam-se ainda no caso de indenização devida por aquele que, no exercício de atividade profissional, por negligência, imprudência ou imperícia, causar a morte do paciente, agravar-lhe o mal, causar-lhe lesão, ou inabilitá-lo para o trabalho.

        Como pode ser observado, se não há dano, também não há que se falar em indenização. A Autora também não demonstrou nos autos provas do fictício dano moral sofrido e nem suas casuais repercussões, pois seria impossível haja vista que não houve dano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (96.3 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com