TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Peça de direito

Por:   •  22/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 3

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 10ª VARA CÍVIL DO FORO DA COMARCA DE SÃO PAULO/SP

PROCESSO Nº

        CLODOALDO, qualificação completa, por seu advogado que está subscreve, nos autos da AÇÃO INDENIZATÓRIA POR DANOS MORAIS E DANOS MATERIAS em face de SOCIEDADE SANUN CORPORE, já qualificada, vem respeitosamente a presença de Vossa Excelência, tendo em vista a respeitável decisão de folhas ..., e com fundamento no artigo 513 e seguintes do Código de Processo Civil, interpor RECURSO DE APELAÇÃO, pelas razões anexas.        

        Requer a juntada da inclusa guia de preparo devidamente recolhida. ( 511)

        Requer a intimação do recorrido para enquerendo, apresentar contrarrazões no prazo de 15 (quinze) dias. (518)

        Requer seja o recurso recebido em seu duplo efeito com a posterior remessa ao Egrégio Tribunal de Justiça. (520+547)

Termos em que,

pede deferimento.

Local e data ...

Advogado ...

Oab ...

RAZÕES DA APELAÇÃO

Apelante: Clodoaldo

Apelado: Sociedade Sanun Corpore

Origem:  10ª Vara Cível da Comarca de São Paulo/SP

Egrégio Tribunal

Ilustres Desembargadores

I – SÍNTESE DO PROCESSO

O autor, ora apelado propos ação indenizatória por danos morais e materias em face do apelado por ter contraído infecção hospitalar na Clinica São Jose. Por ser representante comercial o juiz arbitrou o valor de R$ 50.000,00 ( cinquenta mil reais) a título de lucro cessantes.

O Réu contestou,  afirmando não ter culpa pelo acontecido e também alegou falta de prova por parte do apelante com base no art. 14, §4º, do CDC.

O magistrado julga improcedente a ação, acolhendo assim a tese da defesa.

        No entanto, como será demonstrado a seguir, a sentença merece ser reformada.

II – DO CABIMENTO DO RECURSO

        Trata-se de senteça que colocou fim a toda relação juridica de direito processual. Portanto, cabível no caso a presente apelação, conforme artigo 496, I e 513 do Código de Processo Civil.

        O recorrente é parte legitima no processo recursal, conforme prêve o artigo 499 do código de processo civil. O presente recurso está sendo interposto dentro do prazo legal de 15 (quinze) e acompanhado da guia de preparo, cumprindo assim o que determina os artigos 508, 511 e 519 do Código de Processo Civil.

        

III – DAS RAZÕES RECURSAIS

        Trata-se de uma relação de consumo onde o Apelante se utilizou do serviço prestado do Apelada nos termos do artigo 2º e 3º da Lei 8.078/90.

         Ressalta-se que diante da relação consumerista, a regra é de que o fornecedor responde independentemente de culpa abrindo-se execeção apenas para os profissionais liberais ( art. 14 caput, §4).

        Diante do relatado, notamos que o magistrado se equivocou e que Apelada deve responder independente de culpa, vez que a ação foi proposta em face da Sociedade Sanun Corpore, fornecedora, e não da equipe médica por ela contratada. Sendo assim, deve-se levar em consideração o artigo 14 caput da Lei 8.078 que trata da responsabilidade objetiva do fornecedor  e desconsiderado o §4º da referida lei, que trata exclussivamente da culpa subjetiva no que diz respeito aos profissionais liberais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (64.5 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com