TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Porque a Técnica Moderna é um Objeto para a Ética Moderna

Por:   •  19/11/2021  •  Resenha  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 3

PROGRAMA INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

PIM VIII

PROFº - CAIO RAMIRO

08º PERÍODO NOTURNO

LUIS FERNANDO ROBIN RA: 6501478

POR QUE A TÉCNICA MODERNA É UM OBJETO PARA A ÉTICA

Hans Jonas

“A ética é uma reflexão crítica e sistemática a respeito dos princípios que regem as ações humanas”.

Vásquez, 1992.

Enfrentamos hoje em dia um dos maiores desafios éticos do nosso tempo que tem haver com o desafio ambiental, ou seja, o momento que a natureza e a vida em geral se tornou um momento de cuidado para o ser humano, estamos diante de um grande desafio, devido ao avanço dos poderes tecnológicos do ser humano, devido ao crescimento da tecnologia e da técnica, os impactos da ação humana são muitos grandes e demandam um maior cuidado no ponto de vista ético.

O grande dilema do nosso tempo é que a tecnologia está cada vez mais tentando se desvencilhar da ética e esse desvecilhamento essa liberdade da tecnologia em criar os seus próprios requisitos e próprios processos, devagar assim desligando. Portanto uma das maiores preocupações em relação às consequências desses atos seja no âmbito da natureza em geral, ou seja, no âmbito da própria vida, inclusive da própria vida humana vem colocando diante do ser humano o maior desafio ético do nosso tempo.

Existe hoje um poder incomensurável, um poder cujos efeitos, cujos impactos se prolongam tanto no tempo quanto no espaço, diferente então do passado em que o poder técnico do ser humano era reduzido nas possibilidades de impactar a natureza era muito menor e, portanto, as éticas do passado não tinham nunca se preocupado com tais questões, porque homens como Kant, Aristóteles e etc, não tinham diante deles nenhum pensamento sobre esse poder de destruição, um poder que segundo Hans Jonas coloca a gente diante de novamente de um dos grandes dogmas, que é a idéia que não podemos mais pensar o ser, ou seja, não podemos mais pensar metafisicamente.

Hans Jonas coloca o problema metafisico do ser no centro da ética, da teoria ética ao dizer que nós precisamos refazer a pergunta: - Porque o ser e não antes o nada? – recolocar esta pergunta fica reinterpretá-la a partir da idéia de que o ser está ameaçado e que nós temos um poder de ameaçar o ser, ora o ser pode ser destruído? Como estamos hoje pensando na extinção dos animais, tudo isso mostra que nós temos um potencial de destruição muito grande inclusive da própria humanidade, se pensarmos no poder da bomba atômica, ou de outras tecnologias que poderiam levar a destruição da humanidade, essa então é a questão, se nós temos o poder (portanto a tecnologia) e se temos esse poder porque não usamos esse poder usá-lo para o bem  maior.

Tais questões nos mostra que temos que argumentar a necessidade de uma legitimidade para a nossa ação ética, precisando de um fundamento, ai eis a questão que todos fazem porque não ser éticos se nós podemos? A vida tem uma tendência, uma teleologia afirmativa que sempre quer se firmar a partir de um valor, pois a vida é um bem, e esse bem juntamente com esse valor coloca a vida no campo da ética, nos mostra que a vida carrega um requisito, uma dimensão, uma obrigatoriedade de cuidado e, portanto de responsabilidade onde todos nós somos responsáveis pela vida, porque somos os únicos na história da criação, que podemos nos responsabilizar, que então seja.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (79.1 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com