TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Porque o Brasil não ratificou a pluralidade sindical (87 da OIT)?

Por:   •  5/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  1.008 Visualizações

Página 1 de 3

FACEMP - Faculdade de Ciências Empreendedoras

Curso: Direito             Semestre: 9°               Turno: Noturno

Docente: Vanessa Couto

Discente: Lucas Andrade Santos

Porque o Brasil não ratificou a pluralidade sindical (87 da OIT)?

R: A Convenção da Organização do Trabalho nº 87 datada de 17 de Junho de 1948, versa sobre Liberdade Sindical e Proteção ao Direito de Sindicalização,  até o momento não foi ratificada pelo Brasil, mas pelo menos 140 países-membros já a ratificaram, a mesma levanta consigo grandes debates, por ter sido considerada pela OIT umas das oito convenções fundamentais, a omissão por parte do Brasil desrespeita acordo que o país assinou com os países do Mercosul há quase vinte anos.

Resumidamente, o documento engloba quatro garantias básicas: o direito de fundar sindicatos, o direito de administrar sindicatos, o direito de atuação nos sindicatos e o direito de filiação ou desfiliação em um sindicato. Dentre as quais, quase todas as garantias estão protegidas pela Constituição mas a grande polêmica gira em torno da possibilidade de “fundar sindicatos”, vista que nossa carta magna em seu artigo ,II adotou o regime da Unicidade Sindical, ou seja, numa mesma base territorial, não é possível a criação de mais uma organização sindical de uma mesma categoria profissional ou econômica, observado-se que a base territorial não poderá ser, menor que um Município. Incompatível com o regime da Pluralidade Sindical, que admite a criação de entidades sindicais representantes de uma mesma categoria sem delimitar espaço e legitimidade única.

O regime de Unicidade adotado por nossa legislação,  em tese,  teria a intenção de trazer uma maior unidade de grupo, o que conduziria a uma maior força de negociação, sem dificuldades em saber, quem seria a verdadeira representação da categoria. A teoria afronta, a ausência de democracia, vez que, não existe a possibilidade dos trabalhadores escolherem qual instituição os representará, em reposta, argumenta-se que há sim democracia, tendo em vista às eleições sindicais nas quais se pode eleger a diretoria. Outrossim, a unicidade gera a exclusividade, que poderá acarretar em acomodação das lideranças, visto que não há “concorrência”, configurando-se como “monopólio”.

A Organização Internacional do Trabalho sugere que “A unidade surgirá da pluralidade. O sindicato único deve nascer da pluralidade sindical pois a Convenção não garante a pluralidade mas sim a livre escolha do trabalhador” ou seja, a verdadeira preocupação da OIT é com a qualidade da representação sindical, atenta para haja conteúdo e representatividade de fato, visão esta que esta além e  mais profunda do que apenas representação, pois à legitimidade puramente legal de manter ou fundar um sindicato, não deve ser preponderante e sim o sentimento de segurança e confiabilidade que uma categoria possui em seu sindicato.

Para respondermos a pergunta do porquê da não ratificação da convenção por parte do Brasil, temos uma soma de fatores de vários assuntos que são totalmente dependentes de decisões e mudanças complexas tais como: A manutenção do sistema confederativo com os sindicatos e federações; A manutenção da polêmica contribuição sindical obrigatória; Finalmente a abolição total da Unicidade Sindical, extinguindo, de vez, o “monismo” sindical. Na verdade, a ratificação sempre esbarra em questões que, da nossa atual estrutura normativa, que só serão dirimidas com uma Reforma Sindical efetiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (81.5 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com