TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica Simulada III - Liberdade Provisória

Por:   •  6/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.000 Palavras (4 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 4

EXCELENTÍSSIMO SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 4ª VARA CRIMINAL DA COMARCA DA CAPITAL/RJ.

Procedimento nº:

ALBERTO, já qualificado nos autos do procedimento em epígrafe, vem na presença de Vossa Excelência, através de seu advogado (procuração em anexo), na forma do artigo 5º, LXVI da Constituição Federal, oferecer o presente pedido de

LIBERDADE PROVISÓRIA MEDIANTE FIANÇA

Com base nos fatos e argumentos ora expostos

I – DOS FATOS

O Requerente foi preso em flagrante, na posse de um automóvel da marca Fiat, tipo Uno, que supostamente havia acabado de furtar e que encontrava-se estacionado em via pública da Capital. O Dr. Delegado de Polícia que presidiu o Auto de Prisão em Flagrante capitulou os fatos como incursos no artigo 155, 4º, IV, do Código Penal. Devido ao fato de não ter arbitrado fiança, o Dr. Delgado determinou o recolhimento do Requerente ao cárcere e entregou-lhe a nota de culpa. A cópia do Auto de Prisão foi remetida ao Juiz da 4º Vara Criminal da Capital.

II – DOS FUNDAMENTOS

II.A) DO CABIMENTO DA FIANÇA

A fiança é uma caução destinada a garantir o cumprimento das obrigações processuais do réu. Trata-se de um direito subjetivo e constitucional do acusado, pois, se presentes todos os requisitos exigidos por lei, a fiança deve ser concedida. Nas palavras do professor Julio Fabbrini Mirabete:

“A fiança é um direito subjetivo constitucional do acusado, que lhe permite, mediante caução e cumprimento de certas obrigações, conservar sua liberdade até a sentença condenatória irrecorrível. É um meio utilizado para obter a liberdade provisória...”

A fiança se destina ao pagamento das custas do processo, de uma eventual pena pecuniária (multa) ou para garantir o ressarcimento da vítima diante do crime que foi praticado. Pode ser concedida em qualquer fase do inquérito ou do processo, até o trânsito em julgado da sentença. Será arbitrada pela autoridade policial nos casos de infração punida com detenção ou prisão simples, sendo concedida pelo juiz nos demais casos, conforme o art. 322 do Código de Processo Penal. O arbitramento da fiança, nos termos do art. 326 do CPP, deverá levar em consideração a natureza da infração, as condições pessoais de fortuna e vida pregressa do acusado, as circunstâncias indicativas de sua periculosidade, bem como a importância provável das custas do processo, até final julgamento.

Sendo assim, visto que a conduta supostamente adotada pelo Requerente não está elencada no artigos 323 e 324 do CPP e para tal conduta, a pena privativa de liberdade máxima não é superior a 4 (quatro) anos, conforme artigo 322 do CPP, é cabível a fiança, pois todos os requisitos exigidos por lei foram alcançados.

II.B) DA AUSÊNCIA DOS PRESSUPOSTOS DAS PRISÕES CAUTELARES

Conforme artigo 312 do CPP, é necessária a presença dos pressupostos fumus comissi delicti (indícios da ocorrência do crime) e periculum libertatis (se a liberdade traz algum risco) para a decretação da prisão preventiva.

A Garantia da Ordem Econômica seria ameaçada se a conduta do Requerente prejudicar o livre exercício de uma atividade econômica, ou seja, se afetar a economia popular.

Haveria interferência na Conveniência da Instrução Criminal, no caso do Requerente prejudicar a produção das provas, como por exemplo, ameaçando as testemunhas.

A Garantia da Ordem Pública deve ser mantida, conforme interpretação minoritária, quando o crime praticado gerar clamor social, violando assim a paz pública. Entretanto, de acordo com interpretação majoritária, deverá haver garantia da ordem pública se o Requerente for reincidente. Novamente vemos que não se concretiza esta ameaça, pois o Requerente é primário, não tendo cometido qualquer crime anteriormente.

A Aplicação da Lei Penal é cabível se houver provas que o Requerente possa se evadir do país, fato este que não se comprova, pois o Requerente tem vínculo empregatício e, para continuar provendo o seu sustento, precisa manter sua atividade laborativa.

Com base no acima exposto, vemos que no caso em questão estão ausentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (75.9 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com