TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais Regimes de Governo

Por:   •  10/3/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 3

Classificação

Desde a antiguidade, há a preocupação em conseguir agrupar as diversas formas de sociedade em certos tipos, porém por ser um assunto muito abrangente possui muita controvérsia, e o estado pode assumir de muitas formas distintas. A classificação mais conhecida foi organizada e catalogada pelos gregos, impondo as constituições em monarquias, aristocracias, democracias de acordo com a quantidade de governantes. De modo que monarquia significa o governo de um só, e democracia atribui o poder a todo o povo por meio de um representante.

Monocracia

É caracterizado por ser um sistema de governo onde apenas uma pessoa possui poder, o tornando absoluto. Assumem-se duas formas distintas: a monarquia absoluta e ditadura, a sua semelhança é não seguirem ordens e opinião de segundos, ou órgãos estatais, que deverão aceitar a ideia absoluta do poder central, outro traço em comum é em que todas as monarquias apenas uma pessoa é detentora do poder, recebido por hereditariedade e o mantem até o falecimento.

Oligarquia

Oligarquia é como foi categorizado o tipo de governo que é exercido por uma classe dirigente, pequeno grupo de pessoas, ou uma família. O poder oligárquico era evidente na época da aristocracia, dentro da qual normalmente, se escolhiam os governantes.

É perfeitamente possível conceber-se um regime em que haja a rotatividade de governantes e é que se dá no caso das democracias cujo estudo se fará a seguir.

Democracia

Democracia é o governo do próprio povo, obviamente este não tem condições de exercer o governo diretamente, o que seria uma democracia direta, portanto é escolhido um representante do povo por meio de votos.

Sabe-se que antigamente nas cidades-estados gregas o povo participava na soberania de modo direto durante dois séculos, era conhecida como democracia sobre a modalidade participativa, o povo se reunia na praça publica para resolver as questões politicas sobre as cidades-estados.

As grandes massas reunidas não possuem condições de tomar decisões ponderadas e reflexivas, tanto pelo fato de haver assuntos econômicos, sociais, diplomáticos muito complexos e fora de alcance do cidadão comum, mas também por haver difícil controle organizacional.

Tudo isso soa as razões que apontam que a ideia de representação é a única viável nos dias atuais, na revolução francesa foi desenvolvida cabalmente a ideia de representação, mas na idade média já pode-se encontrar as primeiras manifestações do que se tornaria mais tardiamente um sistema representativo, e Rousseau foi quem deu o acabamento teórico definitivo muito mais tarde.

A democracia direta se impõe de forma em que o povo exerce sua vontade integralmente e diretamente sem qualquer interferência, teve suas origens na Grécia Antiga e Roma, e era defendida principalmente por Rousseau.

A democracia semidireta é o tipo de governo em que possui um representante politico porem o povo pode interferir em alguns casos no poder legislativo através dos institutos do: plebiscito, referendo, recall, iniciativa popular e veto popular.

A democracia indireta consiste na expressão de vontade do povo através de uma eleição onde é escolhido o representante da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (31.4 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com