TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Civil Juizado Especial

Por:   •  11/6/2016  •  Abstract  •  3.588 Palavras (15 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 15

Processo Civil IV

24/02/2016 – 002- AULA02

Prof: MARIA CAROLINA CANCELLA

Email:

Hoje daremos prosseguimento ao tema juizado especial estadual e evoluiremos para o exame do juizado especial fazendário

JUIZADO ESPECIAL ESTADUAL (continuação)

I) 1 - DOS ATOS PROCESSUAIS

  • Art. 12
  • 1.1 - Publicidade
  • 1.2 - Aproveitamento dos atos processuais

II) 2 - COMUNICAÇÃO DOS ATOS – ART. 18

Não são admitidos citação hora certa

Citação por edital

III) 3 - PROCEDIMENTO

INICIAL – CITAÇÃO – AUD CONCILIAÇÇAO – AIJ – SENTENÇA

IV) 4 - RECURSOS NOS JUIZADOS

        Juizado especiais estaduais, trabalhamos com esse tema na aula passada e agora daremos continuidade no tema atos processuais, Art. 12 L9099

Art. 12. L9099. Os atos processuais serão públicos e poderão realizar-se em horário noturno, conforme dispuserem as normas de organização judiciária.

I - DOS ATOS PROCESSUAIS

Ato processual, Processo e Procedimento

        O que é um ato processual? - É um ato praticado no curso do processo. Então a inicial, a citação, audiência de citação, AIJ e sentença, por exemplo, cada um desses é considerado isoladamente um ato processual.

        Processo e Procedimento - O conjunto desses atos processuais com o objetivo de compor a lide é denominado processo, e a maneira como esses atos se desenvolvem chamamos de procedimento.

1.1 Princípio da publicidade

        Os atos processuais na Lei dos juizados estão indicados a partir do art. 12 L9099. O art. 12 L9099 nos fala de cara que os atos processuais obedecem o principio da publicidade, que não é novidade porque é um dos princípios da teoria geral do processo.

        Os atos processuais são publico, a publicidade é importante não só para as partes pois é uma garantia para todos nós, de modo que nós sejamos capazes de fazer um controle de como os juízes estão decidindo diante desta ou daquela situação, etc... Por isso é importante a publicidade, por isso não devemos enxergar a publicidade como mera garantia das partes pois é uma garantia para toda a sociedade.

        Isso faz com que o juiz se preocupe em melhor fundamentar suas decisões em razão do alcance que essa decisão tem inclusive for do âmbito jurídico

09:34

1.2 Princípio do aproveitamento dos atos processuais (instrumentalidade)

        Outro princípio importante é o principio do aproveitamento dos atos processuais, também chamado de instrumentalidade –  

O que é o princípio do aproveitamento dos atos processuais como instrumentalidade? - Esse princípio nos diz que juiz deve aproveitar um ato praticado ainda que ele não obedeça toda a solenidade prevista em lei, (PAREI AQUI 10:08) como nos juizados não temos a exigência desta solenidade, até porque o juizado é pautado nos princípios vistos na aula passada, dentre eles o da simplicidade e o da informalidade, com muito mais razão temos a aplicação desse princípio nos juizados, ou seja, aproveita-se tudo que é produzido. Logicamente quando falamos que os atos processuais são aproveitados, evidentemente não afastamos o reconhecimento da inércia da inicial, mas o que estamos defendendo é que o olhar do magistrado num juizado especial tem que ser diferente do olhar do magistrado numa vara cível, até porque nos juizados se permite qua nas causas até 20 salários a parte venha sozinha. Por isso que nos juizados sempre pleiteamos pelo aproveitamento ou principio da instrumentalidade das formas.

11:29

2 - COMUNICAÇÃO DOS ATOS PROCESSUAIS – Art. 18, Lei 9099/95

        a lei dos JEC 9099/95 a partir do art. 18, se preocupa em estabelecer o regramento referente a  comunicação dos atos processuais, que trás na verdade duas situações que são a citação e a intimação.

Porque algumas vezes sou citado e em outras intimado? Simples!

        A citação é o ato pelo qual o réu é chamado a integrar a relação jurídica processual, é a primeira vez que ele está se deparado com aquele processo, a primeira vez!, Então ele é citado a integrar o processo e portanto formar aquela relação jurídica angular (como diz Pontes de Miranda), formada a relação jurídica angular, no momento que ele integra essa relação, dali para frente, para os demais atos processuais, ele será intimado, da mesma forma que a parte autora.

PAREI AQUI - 13:08

        atenção quanto as proibições – nos juizados duas formas de citação estão proibidas. Dentre as modalidades de citação ela pode ser pessoal (por oficial de justiça), por AR (correio), por edital e também por meio eletrônico. A citação por hora certa não é necessariamente uma especia de citação, é na verdade uma sub espécie porque esta dentro da citação pessoal feita pelo oficial de justiça

14:40

        Nos juizados a regra é que a citação aconteça por AR... direito patrimonial disponível, por isso é feita citação por AR, a não ser que as partes (15:20) ou quando as circunstancias não permitem citação por AR.

15:38

        com relação a modalidade de citação por hora certa, ela não é admitida no juizado porque existe uma proibição de acordo com os enunciados …. o sentido dessa proibição... Citação por hora certa ocorre quando o oficial de justiça comparece no endereço indicado por 3 vezes e não acha o sujeito, aí ele certifica dizendo que não achou mas tem certeza que a parte estava lá, ou seja, estava evitando abrir a porta e desligando as luzes.  No juizado não pode citação por hora certa

18:40

        Outra modalidade é a citação por edital, quais as chances de um sujeito saber que está sendo citado por edital? Nenhuma ! Por isso é chamado de citação ficta, pois todos sabem que ele não foi citado, e é por isso que a lei se preocupa em dar a ele um curador especial, que no RJ é a defensoria pública, e hoje com o novo CPC a defensoria ganhou uma prerrogativa enorme, que é que ela pode apresentar em todas... as prerrogativas contestação por negativa geral

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (425.4 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com