TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção de Referencial Teorico

Por:   •  13/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.856 Palavras (16 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 16

Disciplina: Metodologia da pesquisa

Profa. Maria Aparecida Leite Mendes Cota

                                                                                                 

Produção de Referencial teórico

         O Referencial Teórico é uma seção do projeto de pesquisa em que se apresentam as obras consultadas para a realização da pesquisa. Por isso, quanto maior for o número de obras consultadas, consequentemente, maior será a riqueza e credibilidade do trabalho como um todo.

                É uma das partes mais importantes do trabalho científico, pois apresenta as teorias necessárias para esclarecer e justificar o problema em estudo, além de orientar os procedimentos de coleta e de análise de dados de sua pesquisa. Isso significa que todo e qualquer dado da pesquisa deve ser analisado à luz das teorias aqui apresentadas.  Por isso, não deve nunca ser apresentado como um “amontoado” de citações de autores diversos.

     No referencial teórico, deve-se  partir de aspectos mais amplos relativos à área escolhida - até chegar ao mais específico - as variáveis constantes do problema apresentado - (lembre-se do “triângulo invertido” : Direitos fundamentais, dimensões do direito, dimensão focalizada pelo grupo e subtema

                Outro aspecto importante diz respeito às citações. Estas funcionam como argumentos de autoridade que reforçam as ideias de quem escreve. Por isso, devem ser registradas com precisão, seguindo as normas da ABNT.

                É importante lembrar sempre que a qualidade principal de uma citação é a fidelidade, por isso não se pode, sob qualquer pretexto, alterar (ou adulterar) a ideia do autor citado. É por meio de citações que se comprovam pontos de vista e se garantem subsídios teóricos que  permitem responder à questão/problema que norteia a pesquisa.

Sugestões:

-Procure estabelecer um diálogo com os autores pesquisados de forma a revelar não só a capacidade de compreensão das teorias, mas, acima de tudo, capacidade de análise e discussão de dados e ideias.

-Utilize sempre os elementos de ligação (links) para garantir a coesão e a coerência entre as ideias apresentadas. Faça sempre comentários/análises das citações feitas.

- Siga a estrutura do parágrafo: introdução e conclusão com a sua voz e desenvolvimento a citação do autor. (conforme exercício feito em aula)

- O número de páginas deve variar entre 2 e 3 páginas.

Observe, no exemplo abaixo como foi construído o referencial teórico:

Legenda

Vermelho links

Amarelo: voz do produtor inserindo citações, fazendo menção ao autor citado

3 REFERENCIAL TEÓRICO

O produtor introduz o capítulo, descrevendo-o apresentando os principais pontos que serão apresentados. Segue a estrutura do sumário.

Este capítulo tem por finalidade mostrar a opinião de vários autores sobre a importância dos recursos humanos para a empresa. Para tanto, pretende-se definir o termo; apresentar suas características; descrever a importância das pessoas nas organizações e apresentar as novas abordagens de desenvolvimento de recursos humanos.  

3.1 Recursos Humanos e sua importância para a organização

As organizações necessitam de instalações físicas, equipamentos e de recursos financeiros, mas os recursos humanos, ou seja, as pessoas, são particularmente importantes para que estas atinjam seus objetivos, segundo Milkovich (2006, p. 19), “as pessoas planejam e produzem os produtos e serviços, controlam a qualidade, vendem os produtos, alocam recursos financeiros e estabelecem as estratégias e objetivos para a organização.” Na visão do autor, os Recursos Humanos são capazes de planejar e colocar em prática ações que possibilitem o desenvolvimento organizacional.

Neste sentido, Lacombe (2005, p. 14), complementa este pensamento mencionando que, “as organizações já se deram conta da importância das pessoas e da forma como são administradas, diferentemente do que ocorria no passado, quando o foco recaía apenas na tecnologia do produto ou do processo”. O autor acentua ainda, que embora as pessoas precisem ser administradas pelas organizações como recursos humanos, não se pode perder de vista a realidade de que elas são seres humanos, que querem ser felizes e terem qualidade de vida.

Quanto mais a empresa fica conhecida no mercado, inova seus negócios e investe em tecnologia e produtos, mais depende de um padrão de comportamento adequado as suas finalidades. Segundo Limongi-França (2002, p.16), “somente com o entendimento adequado dos fatores que determinam as condições em que ocorrem os negócios, é que se torna possível delinear um modelo coerente com as necessidades da empresa”. Observa-se, então, a importância de um estudo específico para cada tipo de ramo de atividade alinhado aos objetivos organizacionais. 

Por sua vez, Bohlander (2003) orienta que, as capacidades e as habilidades das pessoas é que fazem a diferença no desenvolvimento empresarial, tendo em vista que a competitividade consiste naquilo que uma empresa pode fazer de maneira exclusiva por meio de seus funcionários.

Nesse sentido, Limongi-França (2002, p.16), aborda a importância de um modelo de Gestão para as organizações, tendo em vista o comportamento dos funcionários como diferencial competitivo para as empresas. Enfatizando estes aspectos, a autora esclarece que “o comportamento humano nas empresas passa a integrar o caráter intrínseco dos negócios, tornando-se elemento de diferenciação e potencializando a vantagem competitiva”. A autora ressalta que o comportamento dos colaboradores é um dos fatores responsáveis pelo sucesso ao não dos negócios da empresa. 

Nessa linha de raciocínio, Bohlander (2003), conclui afirmando que, para serem atingidos os resultados e metas das empresas, é necessário entender o comportamento humano, conhecer os vários sistemas e práticas disponíveis para construir uma força de trabalho qualificada e motivada, além de estar ciente das questões econômicas, tecnológicas, sociais e jurídicas.

3.2 Os sistemas de recursos humanos

                                                            O produtor introduz o tópico

Os sistemas de Recursos Humanos são apresentados de várias formas, alguns autores classificam as características das metas para tratarem do assunto, outros utilizam uma abordagem sistêmica para apresentar suas características e existem aqueles que definem como sendo um conjunto de subsistemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (166.6 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com