TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto direito

Por:   •  26/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 3

PUC-MG – PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

DIRETORIA DE ENSINO A DISTÂNCIA

NAYARA CÔRTES DE LEMOS

VIOLAÇÕES A VIDA PRIVADA E INTIMIDADE DO EMPREGADO ANTES DA CONTRATAÇÃO

Belo Horizonte

2014

NAYARA CÔRTES DE LEMOS

VIOLAÇÕES A VIDA PRIVADA E INTIMIDADE DO EMPREGADO ANTES DA CONTRATAÇÃO

Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Direito do Trabalho e Previdenciário na atualidade como requisito parcial à obtenção do título de especialista.

Professor: Paulo Filho

Belo Horizonte

2014

Dedico este trabalho a minha mãe Vandina que fora a pessoa que me fez acreditar que eu era capaz, quando ninguém acreditava no meu potencial. Dedico este trabalho também aos meus bebês queridos Luís Otávio e César Augusto , pois concluirei este curso objetivando progredir profissionalmente para fornecer melhores condições de vida para eles.

SUMÁRIO

1. Contextualização do Projeto de Pesquisa 6

1.1. Situação-problema 6

1.2. Objetivos 6

1.3. Hipótese e Justificativa 6

1.4. Metodologia 7

1.5. Referências e anexos 7

REFERÊNCIAS 8

.

1. Contextualização do Projeto de Pesquisa

Será objeto de estudo as exigências, ordens ou questionamentos por parte do empregador ao obreiro no momento na fase pré-contratual no Brasil levando em consideração o momento atual de mercado capitalista globalizado e as variadas discriminações lesivas ao obreiro no momento da seleção de pessoal por parte do empregador.

O princípio da dignidade humana e personalidade exigem o respeito a um mínimo existencial . E este mínimo pressupõe que o indivíduo possua um trabalho para satisfazer a sua subsistência e da sua família.

No momento de seleção de pessoal o empregador pode utilizar-se de meios violadores da intimidade e vida privada causando discriminação e impedindo o acesso ao mercado de trabalho devido a aparência física, doenças, raça, opção religiosa ou sexual não se pautando por critérios técnicos vinculados ao trabalho que será exercido.

A discriminação pode ser direta demonstrando a atitude discriminatória abertamente, no anúncio de jornal , exigência de exames médicos em pergunta realizadas no momento da entrevista. Contudo, a discriminação pode ser velada, quando o empregador não informa ao empregado o motivo da sua exclusão do processo seletivo.

Ressalta-se ainda, que existem discriminações que são muitas vezes necessárias, como o caso de grávida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (48.8 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com