TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Aplicada ao Direito

Por:   •  20/6/2015  •  Resenha  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 2

Psicologia Aplicada ao Direito

Professor: Adelmo

Aluna: Ana Cristina Dalponte

Matrícula: 201504309502

Síntese do Documentário “JUSTIÇA”

  1. Referência da Obra em análise

Justiça- Direção e produção de Maria Augusta Ramos. Documentário. Brasil: produção independente, 2004.

  1. Apresentação da Diretora

Maria Augusta Ramos (DF. Brasília. 1964), formada em Música pela Universidade de Brasília (UNB), especialista em Musicologia e Música Eletroacústica pela Radio France (França) e City University (Londres). Cineasta, produziu e dirigiu diversos documentários e curta metragens de diversos gêneros que vão do infantil ao crítico ferrenho como a obra em questão.

Maria Augusta é vencedora de mais de dez prêmios cinematográficos nacionais e internacionais, incluindo o prêmio do público no Festival de Cinema de Amsterdam (2000), na Holanda, país de origem de seu marido e onde vive desde 1990.

  1. Perspectiva Teórica da Obra

O Documentário “JUSTIÇA”, visa demonstrar a realidade da sociedade brasileira como um todo, e não apenas a realidade dentro do sistema prisional ou judiciário. Ela apenas se utiliza de uma parte para demonstrar um todo do corpo social.

  1. Síntese da Obra

A Obra foi gravada no decurso do segundo semestre do ano de 2003, no Rio de Janeiro. As tomadas em locais variados como o prédio do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, suas salas de Audiência e Instrução, a carceragem da Polinter, uma maternidade, a casa de um dos personagens e até  uma Igreja Evangélica.

A documentário conta com a participação de três réus, seus familiares, três juízes, duas promotoras e uma defensora pública. Também não pude deixar de perceber em uma das cenas, durante uma aula de Direito ministrada por um dos juízes, um aluno muito especial: Professor Barragan, meu professor de Direito Tributário da Universidade Candido Mendes.

  1. Principais Teses

O objetivo precípuo da Obra em análise é demonstrar o retrato das desigualdades sociais no nosso país. Fica claro, porém, que a população carcerária vem em sua maioria, das classes menos favorecidas e que se não houver uma real política, uma real vontade de educar e dar melhores condições de vida a população e de combater o narcotráfico, de nada vai adiantar fazermos mais leis, baixarmos a maioridade penal ou construir mais presídios.

Em uma das cenas mais impactantes o réu Carlos Eduardo confessa à defensora pública que é culpado, inclusive é chefe do tráfico da sua região e que “já teve que dar muito tiro em polícia” para ocupar o “cargo”. Essa cena demonstra uma total falta de ética por parte da defensora pública que se utiliza o “direito de mentir do réu”, para buscar a liberdade a todo custo  e assim, não colabora para uma justiça real.

  1. Bibliografia

Site: You Tube

Site: Jus Navigandi

Beccaria, Cesare. Dos Delitos e das Penas- 3ª edição-2ªTiragem, CL EDIJUR- Leme / SP- Edição 2014

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (65.1 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com