TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Aplicada ao Direito - Sensação e Percepção

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.401 Palavras (6 Páginas)  •  1.222 Visualizações

Página 1 de 6

UNIDADE 1 - RESUMO DA AULA 1

DISCIPLINA: CCJ0106 - PSICOLOGIA APLICADA AO DIRETO

Objetivos Específicos da Disciplina

  • Compreender os conceitos psicológicos fundamentais sobre as relações humanas em diferentes situações.
  • Compreender a intercessão entre a Psicologia e o Direito.
  • Identificar as questões conflituais no campo jurídico.
  • Discutir os campos de atuação da psicologia no contexto jurídico e as formas de avaliação.

AVALIAÇÃO

Na semana anterior à AV1, cada grupo de pesquisa deverá entregar os conteúdos dos trabalhos de estudos de casos concretos, relativos às aulas ministradas, em pasta ou envelope, devidamente identificados, para atribuição de pontuação (zero a dois), que será somada à nota da prova de AV1 que vale 8 pontos.

A AV2 é Prova Integrada em nível nacional gerada pelo SIA e vale 10 pontos.

A AV3 não é uma 2ªchamada, esta prova substitui a AV1 ou AV2, caso o aluno não tenha realizado uma delas. É também uma oportunidade para o aluno recuperar a nota ou aumentar o CRA.

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA PSICOLOGIA

[pic 1]

A psicologia se aproximou do Direito no final do século XIX, com o objetivo de tratar das questões da subjetividade, buscando entender através de pesquisas e estudos aprofundados, o que está por trás daqueles envolvidos nos processos da área jurídica, auxiliando assim tomadas de decisão, na tentativa de minimizar possíveis equívocos. 

Neste sentido podemos deduzir que a psicologia nesta área de atuação complementa em alguns aspectos as questões que anteriormente eram consideradas exclusivamente da área do direito.

Subjetividade é o que se passa no intimo do indivíduo, é como ele vê, sente e pensa a respeito de algo. E não existe um padrão, pois sofre influências da cultura, educação, religião e experiências adquiridas.

Sensação e Percepção

Para perceber o Mundo, existem dois processos fundamentais: a sensação e a percepção. O estudo da sensação refere-se ao modo como os nossos órgãos sensoriais captam os estímulos externos, visual, sonoros, olfativo, táctil ou degustativos e aos mecanismos internos que permitem que essas informações sejam transmitidas ao cérebro. Este processo não é um processo isolado, mas sim integrado num outro fenómeno mais vasto, a percepção.

A percepção é outro processo para a compreensão do Mundo e refere-se ao processamento posterior da informação sensorial, ou seja, é um processo que resulta em representações e construções mentais dos estímulos. É a interpretação das informações sensoriais.

Nem sempre a nossa percepção da realidade é fiável. Por exemplo, as linhas horizontais da fig.1 são exatamente iguais entre elas, embora não pareça. É uma ilusão criada em 1889 por Franz Carl Müller-Lyer, Psiquiatra, sociólogo e escritor alemão, mais conhecido por haver descoberto a ilusão geométrica que leva seu nome, ilusão de Müller-Lyer, conhecida também como a ilusão da flecha e é talvez uma das ilusões perceptivas mais conhecidas que rendeu diversos estudos posteriores.

      [pic 2]           Fig.1 - Ilusão perceptiva

A interpretação e organização da informação sensorial captada, pode ser influenciada pela idade, pela atenção, pelas experiências anteriores, entre outros, sendo então por isto um processo de apreensão subjetiva. Assim, concluímos que ambos os processos estão ligados entre si, pois enquanto que as sensações são captadas do meio externo, a percepção é construída psicologicamente.

Definição de Psicologia

Psicologia =  Psykhé (Alma) + Lógos (Estudo)

Psicologia – Ciência que estuda o comportamento humano e animal e os processos mentais: (razão, sentimentos, pensamentos, atitudes)       

O corpo e a mente são estudados pela Psicologia de forma integrada e não separadamente.

     

A Psicologia é uma observação e experimentação passo a passo, de comportamentos tais como:

a) abertos visíveis a todos: forma de vestir, cor do cabelo, alimentação, estilo de vida.

b) fechados não visíveis: felicidade, tristeza, bondade, e processados de forma consciente ou inconsciente.

  • A psicologia busca compreender o comportamento e o pensamento das pessoas, que dado momento possam apresentar algum tipo de problema ou distúrbio psicológico.
  • O objetivo final é a saúde mental do indivíduo para que este possa ter uma boa qualidade de vida.
  • A resolução dos problemas psicológicos significa uma situação melhor de relacionamento com a sociedade, a família e consigo mesmo (com seus pensamentos, desejos e sentimentos).

A psicologia nasceu de estudos filosóficos e fisiológicos, e por isso carrega traços destes dois tipos de conhecimento.  A Psicologia é uma ciência que estuda os comportamentos e processos mentais, partindo da sua descrição para a explicação desses comportamentos de modo a poder prever e controlar as respostas comportamentais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (204.4 Kb)   docx (330.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com