TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Aplicada no Direito

Por:   •  15/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 2

fht4v [pic 1]

Aluna: Mariana Vanzella de Souza  

Turma: B (Matutino) Direito – 1º semestre

 Tema: Psicologia aplicada ao Direito

Data: 11/03/2016

 Questionário (05/03/2016)

 01- Para os psicólogos, aprendizagem significa

(A)- Uma mudança de longa duração no comportamento que é baseada na experiência.

02. Uma criança ficar sem dever de casa por ter tirado boa nota é um exemplo de reforço negativo. Assinale a opção correta.

 (B)- Falso, é positivo, porque uma ação é tomada

3. No famoso experimento de Pavlov, como é nomeada a comida que faz o cão salivar ?

 (B)- Estimo incondicionado

04- O que é a generalização de estímulos ? Dê uma breve definição e apresente um exemplo

A generalização de estímulos basicamente é quando o indivíduo dá uma mesma resposta a estímulos semelhantes, adotando a mesma reação para diferentes casos. Um exemplo cotidiano é o medo de cachorros, alguém que já teve uma má experiência com esse tipo de animal tende a ter medo não apenas do cão que o atacou, mas acaba por adquirir medo por qualquer outro cachorro.

05- Com suas próprias palavras, faça uma breve distinção entre condicionamento clássico e condicionamento operante. Forneça um exemplo de sua vida cotidiana para cada um.

Condicionamento clássico : Ações repetidas de certas atitudes. Ivan Pavlon em seu estudo nos mostra como seu experimento funcionou por meio de uma ‘’cadeia’’ de acontecimentos: Há um estímulo INCONDICIONADO ( carne – cheiro instintivo para o cão ) que gera uma resposta incondicionada ( cachorro babar) + um estímulo neutro  ( como o som de um sino). Um estímulo condicionado seguido por uma resposta condicionada é gerado pelo estímulo neutro, ou seja, um estímulo artificial. Quando a  associação é feita o cachorro tende a babar na presença ou da carne, ou do sino ou com ambos pois as respostas deixaram de serem incondicionadas para serem condicionadas devidos seus respectivos estímulos. Um exemplo do cotidiano sobre o condicionamento clássico é a LEI DO EXERCÍCIO, quanto mais algo é praticado mais automáticas (e rápidas) serão as respostas, assim como dirigir um carro.

Condicionamento operante: Ações repetidas que visam uma recompensa, sendo um potencial método para criação das crianças, pois é possível por meio deste criar qualquer comportamento que seja desejado por terceiros. Diferente da lei do exercício, esse método gera a TEORIA DE APRENDIZAGEM que procura uma mudança duradoura de comportamento.  Houve um experimento dessa teoria que envolvia pombos, os quais deveriam guiar mísseis durante a guerra. Porém um exemplo mais cotidiano seria a ‘’Super Nani’’ que por meio de recompensas consegue condicionar o comportamento de crianças do jeito que é desejado pelos pais.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (75 Kb)   docx (35.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com