TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Jurídica - Pulsões em Freud

Por:   •  10/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE INDIVIDUAL – PSICOLOGIA JURÍDICA

Luana Malacco Aguiar

https://www.youtube.com/watch?v=XxDP90soZJk 

(PULSÃO DE VIDA, PULSÃO DE MORTE E INCONSCIENTE – FREUD – VÍDEO 01)

1. Cite quais os principais conceitos da psicanálise são descritos no vídeo e explique seu entendimento acerca destes:

Os principais conceitos expostos no vídeo e descritos por Freud são: o consciente, o pré-consciente, o inconsciente (ex: as pulsões/extintos/impulsos).

O consciente é a parte da mente que lida com todas as informações das quais o indivíduo está ciente em um certo momento.

O pré-consciente é uma porção do inconsciente que facilmente se torna consciente, facilmente acessível. Todas as memórias que podem ser lembradas se encontram nesse lugar.

O inconsciente é a parte onde existem processos mentais que nunca foram conscientes e nunca foram acessados pelo consciente, onde ficam guardadas as informações excluídas pelo consciente (ex: lembranças traumáticas).

As pulsões são pressões ou necessidades que se dirigem a um determinado fim, todas possuem uma fonte, finalidade, pressão e objeto. Tem uma necessidade psíquica e ao mesmo tempo orgânica. São mantenedoras da vida e incitadoras da morte, estão em todos os indivíduos em conflito permanente e não resolvido. A maior parte dos pensamentos advém da combinação de duas pulsões: a pulsão de vida e pulsão de morte.

A pulsão de vida é toda a demanda interna que está em busca do prazer, criação e realização de projetos.

A pulsão de morte, por outro lado, é a demanda que conduz a busca do isolamento, da destruição, estagnamento.

2. Que aspectos do vídeo você conseguiu relacionar com a sua vida (experiências pessoais)? Descreva a relação.

Pude perceber que a maior parte das lembranças da minha infância estão no inconsciente, tendo em vista que não tenho recordações acerca desse período. Tenho memórias vagas de quando era criança. Do pouco que tenho lembrança, fico em dúvida se é algo real ou fictício. Infelizmente ou felizmente, não sei se tive/sofri alguma experiência traumática.

3. Quais aspectos do vídeo você relaciona com o campo de conhecimento/prática do direito? Explique tal relação.

O conceito do vídeo que pude associar com o campo do direito foi o de “consciente”. Tendo em vista que, o consciente é aquele que lida com diversas informações as quais o indivíduo está ciente em determinado momento. Sendo assim, é possível relacionar o consciente com as vantagens e obrigações de cada pessoa na sociedade, ou seja, os direitos e deveres, presentes na Lei nº 10.406/2002, o Código Civil.

Todo indivíduo tem consciência de seus direitos e deveres, sendo assim, não é válido, por exemplo, que a pessoa queira cobrar os governantes sobre corrupção quando também é corrupto em outras áreas de sua vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (72.5 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com