TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario Direito Penal Respondido

Por:   •  28/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.866 Palavras (8 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 8

DIREITO PENAL III - UNIVALE

Professor: Romulo Araújo

Trabalho do 1º Bimestre – Valor 3,0

Questionário para ser entregue na semana que antecede as provas (data a ser definida)

Trabalho deve ser feito em dupla e entregue manuscrito, e entregue em duas fases escrita e oral.

Alunos (as):

Questões:

  1. Diferencie a atenuante genérica inserida no artigo 65, III, c, e a causa especial de diminuição de pena prevista pelo artigo 121, §1º, do Código Penal.

R: No parágrafo 1.º do art. 121, exige-se que o agente esteja sob o domínio de violenta emoção e não somente sob sua influência, conforme dispõe o art. 65, inciso III, alínea "c", última parte. E mais, o parágrafo 1.º do art. 121 exige que o crime seja cometido logo em seguida à injusta provocação da vítima, o que não ocorre na atenuante genérica, já que nela o espaço temporal é mais dilatado.

  1. A morte provocada por inobservância de regra técnica de profissão, arte ou ofício identifica-se com a imperícia?

R: duas teorias, Este entendimento deflui do fato de que esta causa de aumento de pena se confundiria com uma das modalidades de culpa, qual seja a imperícia, representando, portanto, uma dupla  apenação   do   sujeito   em   razão   da  mesma circunstância.  Ainda   dentro   desta corrente, questiona-se a existência de ofensa também ao princípio da razoabilidade, haja vista a punição mais severa àquele que possui habilitação para o exercício de uma profissão, arte ou ofício do que para o sujeito que, sem possuí-la, imiscui-se na função e provoca uma morte culposa.

Já em sentido contrario  trazendo interpretação diversa com a intenção de salvar o dispositivo, uma segunda corrente defende que não há identidade entre os institutos. Defendem   os   adeptos   desta ultima   corrente   que   a   imperícia   se   revela   quando   o profissional demonstra inaptidão técnica para o exercício da profissão, arte ou ofício, enquanto   que   a  causa   de   aumento   de   pena   estabelece   um   grau   maior   de   culpa, aplicando-se aos casos daquele sujeito que, conhecendo a regra técnica a ser aplicada no caso concreto, deixa de observá-la, provocando dano a terceiro

  1. A causa de extinção da punibilidade disciplinada pelo artigo 121, §5º, do CP, (perdão judicial) aplica-se também ao homicídio culposo praticado na direção de veículo (art. 302, da Lei 9.503/97)?

R: O art. 300 do Projeto de Lei n° 73/94, de onde se originou o Código de Trânsito Brasileiro, possibilitava a aplicação do perdão judicial, porém, esse artigo foi vetado não autorizando a aplicação do perdão judicial.

  1. Diferencie induzimento, instigação e auxílio ao suicídio e homicídio eutanásico.

R: Induzir: O sujeito ativo cria um propósito criminoso no sujeito passivo, que ainda não o tem.
O crime é cometido mediante participação moral.

Instigar: O propósito criminoso já existe no sujeito passivo, e este é reforçado pelo sujeito ativo (este, por exemplo, lhe dá coragem).
O crime é cometido mediante participação moral.

Auxílio: O crime é cometido mediante participação material.

Homicídio eutanásico: o homicídio eutanásico deve ser entendido como aquele que é praticado para abreviar piedosamente o irremediável sofrimento da vítima, e a pedido ou com o assentimento desta

  1. Quando se consuma o delito do artigo 122, do Código Penal? É cabível tentativa? Justifique.

R: O delito se consuma com a instigação , o induzimento ou o auxílio prestado ( delito instantâneo ou de mera conduta). È inadmissível a tentativa.

  1. Quais as soluções para os crimes praticados em relação ao concurso de pessoas:
  1. mãe e terceiro realizam dolosamente a conduta típica do artigo 123, do Código Penal;

R:A mãe e o terceiro são coautores do delito de infanticídio.

  1. a mãe mata o nascente ou recém-nascido e é ajudada por terceiro (partícipe);

R: Também é delito de infanticídio, para ambos. Mae (autora) e terceiro (partícipe)

  1. o terceiro mata a criança, com a participação da mãe.

R: O terceiro responde por homicídio e a mãe como partícipe

  1. Estabeleça os principais traços distintivos entre os delitos de infanticídio, aborto e homicídio.

R: Infanticídio: Muitos doutrinadores dizem que o infanticídio deveria estar como um homicídio privilegiado, mas esta vigente no art. 123 do CP, sendo um crime especial, que tem como autor a mãe matando seu próprio filho em seu estado puerperal.

Aborto: Aborto é a interrupção da gravidez com conseqüente morte do feto (produto da concepção). Consiste na eliminação da vida intrauterina.

Se diferencia do infanticídio, pois, nele o feto é morto quando nasce, e neste caso somente tipificará se o feto for morto antes de iniciado o trabalho de parto.

Homicídio: O homicídio é um crime comum, podendo ser cometido por qualquer pessoa. O infanticídio tem as mesmas características do homicídio, mas é importante salientar que o infanticídio precisa ser cometido pela mae logo após o parto em seu estado puerperal.

  1. Qual o titular do bem jurídico tutelado no delito de aborto?

R: Vida humana – Intra uterina

  1. O auto aborto (art. 124, CP), admite coautoria? E Participação?

R: O auto aborto não admite coautoria.

O terceiro que realiza o aborto consentido pela gestante é autor do delito previsto no art. 126 do CP

  1. Discorra sobre as hipóteses em que o Código Penal brasileiro permite a realização do aborto.

R: aborto poderá ser realizado por médico (“aborto legal”), quais sejam: (i) quando a gravidez significar risco a vida da gestante; ou (ii) quando a gravidez resultar de estupro e o aborto for precedido de consentimento da gestante, ou, se incapaz, por seu representante legal.
Na primeira hipótese, a lei optou pela preservação da vida da mãe diante do sacrifício de um ser que ainda não foi totalmente formado. Assim, o entendimento é o de que não seria razoável sacrificar a vida de ambos se, na realidade, uma vida poderia ser destruída em favor do outra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (128.3 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com