TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário sobre IPTU - Direito Tributário II

Por:   •  27/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

PRIMEIRA ATIVIDADE A3

Data a entrega: 27/03/2019

IPTU - IMPOSTO SOBRE A PROPRIEDADE PREDIAL E TERRITORIAL URBANA

BASE LEGAL: Art. 156, I da CF/88 e artigo 32 e seguintes do CTN

FATO GERADOR: Art. 32 do CTN -  A propriedade, domínio útil e posse de bem imóvel, por natureza ou acessão física, como definido na lei civil, localizado na zona urbana do Município.

01) VERIFICAR O CONCEITO DE DOMÍNIO ÚTIL E ACESSÃO FÍSICA.

DOMÍNIO ÚTIL:

O domínio útil refere-se ao conceito de enfiteuse e ou aforamento, direito real sobre coisa alheia que se consubstancia no uso e na fruição de imóvel alheio, mediante pagamento de renda anual (foro). Traduz-se no direito de usufruir do imóvel da forma mais ampla possível, podendo, ainda, transmiti-lo a terceiro, a título oneroso ou gratuito. Distingue-se do chamado domínio direto, por meio do qual a pessoa mantém para si apenas a substância da coisa, não, porém, suas utilidades.

O titular do domínio útil trata-se, portanto, da pessoa que recebeu do proprietário o direito de usar, gozar e dispor da propriedade, conservando o domínio direto.

ACESSÃO FÍSICA:

Conforme o art. 43, II, do Código Civil de 1916, acessão física é tudo quanto o homem incorporar permanentemente ao solo, como a semente lançada ao solo, os edifícios e construções, de modo que não se possa retirar sem destruição, modificação, fratura ou dano.

Englobam a formação de ilhas, de aluvião, de avulsão, de abandono de álveo, e, sobretudo, aquilo que se une por construção e edificação, de modo que não se possa retirar sem destruição, modificação, fratura ou dano.

02) EXAMINAR O ART. 22, VIII, DA LEI Nº 8.245/1991 À LUZ DO ART. 32 DO CTN E APONTAR PELO MENOS UMA MANIFESTAÇÃO DA JURISPRUDÊNCIA SOBRE A QUESTÃO.

Art. 22. O locador é obrigado a:

VIII - pagar os impostos e taxas, e ainda o prêmio de seguro complementar contra fogo, que incidam ou venham a incidir sobre o imóvel, salvo disposição expressa em contrário no contrato;

Devemos concluir da interpretação dos referidos artigos que mesmo que o locador ajuste por meio de contrato que o IPTU ficará a cargo do locatário, isso não terá força jurídica perante o Fisco, uma vez que convenções particulares não podem ser opostas no intuito de se alterar a sujeição passiva tributária, conforme se extrai do art. 123 do CTN.

Sendo assim, o locatário, embora possuidor, não se enquadra nem como contribuinte, nem como responsável tributário do IPTU, haja vista não possuir o chamado animus domini. Trata-se apenas de um mero detentor de coisa alheia, sendo, portanto, parte ilegítima.

JURISPRUDÊNCIA

É o proprietário do imóvel o contribuinte do IPTU, porém o CTN admite expressamente casos em que o contribuinte possa ser o titular do domínio útil ou o possuidor a qualquer título. São hipóteses fixadas pela lei, restritas às relações de direito real, daí, por exemplo, EXCLUIR-SE DA INCIDÊNCIA O LOCATÁRIO. Assim, não há como se estabelecer mais uma hipótese, fora do alcance da norma, tal como pretendido pelo município ora recorrido, de que figure como contribuinte o suposto proprietário constante do cadastro municipal, mesmo nos casos em que não esteja mais vinculado ao imóvel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (70.7 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com