TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questão do Concurso DPE/MS - Defensoria Pública do Mato Grosso do Sul (2012)

Por:   •  6/4/2022  •  Bibliografia  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 2

Questão do Concurso DPE/MS - Defensoria Pública do Mato Grosso do Sul (2012)

Mário está sendo processado por tentativa de homicídio uma vez que injetou substância venenosa em Luciano, com o objetivo de matá-lo. No curso do processo, uma amostra da referida substância foi recolhida para análise e enviada ao Instituto de Criminalística, ficando comprovado que, pelas condições de armazenamento e acondicionamento, a substância não fora hábil para produzir os efeitos a que estava destinada. Mesmo assim, arguindo que o magistrado não estava adstrito ao laudo, o Ministério Público pugnou pela pronúncia de Mário nos exatos termos da denúncia.

1. Com base apenas nos fatos apresentados, responda justificadamente:

Caso Mário fosse pronunciado, qual seria o recurso cabível em prol de seus interesses, o prazo de interposição de tal recurso e a quem este recurso deveria ser endereçado?

É cabível recurso em sentido estrito (Art. 581, IV, do CPP); deve ser interposto no prazo de cinco dias (Art. 586 CPP); a petição de interposição deve ser endereçada ao juiz a quo e as razões deverão ser endereçadas ao Tribunal de Justiça.

2. Qual seria a medida judicial cabível (em prol do Acusado) se Mario fosse pronunciado pelo juiz da causa e na decisão do magistrado constasse as seguintes informações: “... sendo assim, é nítido e certo que a substância injetada não era capaz de produzir resultado maléfico para a vítima... Não existe nexo de causalidade entre ação e resultado... Com isso, pronuncio o Acusado Mario...”.

O caso narrado não constitui crime, sendo hipótese de crime impossível. Art. 415, III, do CPP. Mario deveria ser absolvido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (36.9 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com