TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Direito Econômico

Por:   •  24/9/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.780 Palavras (8 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 8

QUESTÕES PARA REVISÃO

1 – Explique por que a renda de uma economia deve ser igual às suas despesas.

Para a economia em geral, despesa e renda é a mesma variável. Independente que quando alguém gaste com qualquer coisa, outra pessoa receberá a mesma quantia pelo serviço/bem prestado/vendido. As transações na economia são tanto renda e despesa, por isso a necessidade de estarem iguais, para não gerar desequilíbrio.

2 – O que contribui mais para o PIB – a produção de um carro popular ou a produção de um carro de luxo? Por quê?

Partindo da diferença unitária de um carro para um carro, o carro de luxo contribuirá mais para o PIB por seu valor ser maior. Porém, não será produzido um carro apenas, e sim muitos, então, a produção de carros populares contribuirá mais para o PIB, pois venderá mais carros e terá maior movimentação, enquanto que os carros de luxo, mesmo sendo mais carros serão comercializados menos.

3 – Por que os economistas usam o PIB real, e não o nominal, para medir o bem-estar econômico?

PIB REAL- PIB medido em termos de bens e serviços

PIB Nominal – PIB medido em termos monetários

O PIB nominal utiliza os preços correntes para atribuir um valor a produção de bens e serviços da economia. O PIB real lança mão de preços constantes do ano-base para valorar a produção de bens e serviços da economia. Assim, o PIB real é uma medida melhor do bem estar econômico, pois ele reflete a capacidade da economia em atender as necessidades e desejos da população.

4 – Em 2010, a economia produz cem pães que são vendidos por $ 2 cada. Em 2011, a economia produz 200 pães que são vendidos a $ 3 cada. Calcule o PIB nominal, o PIB real e o deflator do PIB para cada ano (use 2010 como ano-base). Qual será o aumento percentual de cada uma dessas três estatísticas de um ano para o outro?

Ano

Quant. pão

Preço

Quant. X preço

2010

100

2

200

2011

200

3

600

PIB Nominal 2010

O PIB aqui é 200 dólares, que é a quantidade multiplicado pelo preço.

Em 2011 o PIB nominal seria 600 dólares.

PIB real 2010 ano base

Usando o preço constante do pão, o PIB também é a multiplicação da quantidade pelo preço, em 2010 o PIB real também foi de 200 dólares.

Em 2011 o PIB real seria de 300 dólares.

DEFLATOR

O deflator do PIB é a divisão do PIB nominal pelo real multiplicado por 100, no caso do ano 2010 o deflator é 200/200*100, que é igual a 100.

Em 2011 o deflator seria 600/300*100 que é igual 200

Aumento percentual:

Ano

Nominal

Real

Deflator

2010

200

200

100

2011

600

300

200

Variação em %

300

150

100

5 – Por que é desejável para um país ter um PIB elevado? Dê um exemplo de algo que poderia aumentar o PIB, mas que seria indesejável.

Um PIB alto significa que o país é mais rico, um PIB alto é um indicativo de bem estar econômico para a sociedade. Uma forma de aumentar o PIB, mas que seria indesejável seria acabar com leis ambientais. Investir em segurança privada em razão de serviços públicos deficientes seria um investimento extra, mas que não é desejável.

6 – Qual do componentes do PIB (caso haja) seria afetado por cada uma das transações a seguir? Explique.

O PIB é composto de consumo, investimento, compra do governo e exportações liquidas.

a) Uma família compra uma geladeira nova.

Consumo

b) A tia Jane compra uma casa nova.

Investimento (mesmo sendo um consumo, é convencionado que compra de casas novas é investimento)

c) A Ford vende um Mustang de seus estoques.

Consumo.

d)Você compra uma pizza.

Consumo

7 – O componente “compras do governo” do PIB não inclui as despesas em pagamentos de transferência como Seguridade Social. Pensando sobre a definição do PIB, explique por que os pagamentos de transferência são excluídos.

Pagar uma aposentadoria é diferente de pagar um salário para o PIB, quando o governo paga um salário a alguém ele compra seu serviço, mas quando paga aposentadoria não recebe nada em troca. Aposentadorias são chamados de pagamentos de transferências. Como o PIB mede a economia da produção de bens e serviços os pagamentos de aposentadoria não são compras do governo.

8 – Como vimos neste capítulo, o PIB não inclui o valor de bens usados que são revendidos. Por que a inclusão dessas transações faria do PIB uma medida menos precisa do bem-estar econômico?

Porque o PIB usa bens e serviços produzidos no presente e não no passado, se incluir produtos do passado no PIB o valor do PIB não mostrará a produção de bens e serviços hoje, e sim mostrará a produção de bens e serviços de vários anos, mostrando dados errados e acima do correto.


9 – Na sua opinião, qual destas duas coisas tem maior efeito sobre o índice de preços ao consumidor: um aumento de 10% no preço do frango ou um aumento de 10% no preço do caviar? Por quê?

Aumento do preço do frango, pois para se fazer o índice é necessário fazer pesquisas para descobrir quais produtos são mais importantes para o consumidor, e o frango é de longe mais usado que caviar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (63.5 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com