TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões filme "A Experiência"

Por:   •  6/10/2016  •  Dissertação  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho Filme “ A Experiência”

PSICOLOGIA JURÍDICA

  1. Os procedimentos utilizados pelos guardas no filme, vocês entendem que levaram os prisioneiros a se sentirem confusos, com medo e desumanizados?

A maneira que os guardas tentaram conter problemas e controlar comportamentos considerados impróprios foi bruta e abusiva. A abordagem violenta deles foi causando raiva e medo nos prisioneiros, que reagiram de forma igualmente violenta. Os prisioneiros estavam sendo tratados de forma desumana e isto aliado ao ambiente em que todos estavam inseridos trouxe à tona sentimentos confusos e desiquilíbrios emocionais, que juntamente a um tratamento hostil e ao abuso de poder podem ter sido os responsáveis pelos confrontos.

 

  1. Quais os fatores que poderiam ser pensados que levaram a disposição dos guardas em agir com tanta brutalidade, ao invés de agirem com mais calma e menos violência?

O despreparo dos guardas para lidar com as situações de confronto que acontecerem fizeram com que eles parassem de tentar agir de uma forma pacífica, como fizeram por um breve momento, e partissem para formas de controle mais primitivas. Provavelmente a sensação de poder sobre os prisioneiros e a facilidade em contenção de comportamentos através da violência sejam alguns dos fatores, além de que, em certos momentos, parecia que eles sentiam prazer em ver os prisioneiros sendo humilhados e maltratados.

 

  1. Além das prisões físicas, construídas de aço e concreto, vamos considerar as prisões psicológicas que o indivíduo cria para si mesmo. Se as prisões são vistas como formas de controle que limitam a liberdade individual, como elas se diferenciam das prisões criadas através dos preconceitos de idade, gênero, nível econômico, racismo, etc.?

Se diferenciam pelo tipo de controle que impõem. Uma prisão física limita que o indivíduo interaja fisicamente e temporariamente em sociedade e o exclui do contato com as pessoas de fora do ambiente em função de desvios de comportamentos da parte da pessoa, enquanto as prisões que surgem através dos preconceitos até permitem a liberdade de movimentação do indivíduo, porém impõem dificuldades e limites invisíveis a ele, embora os motivos sejam apenas por questões de preconceito, sendo uma “prisão” que existe unicamente pela ignorância e intolerância com diferenças de aspecto pessoal. Ambas prisões afastam o indivíduo do convívio em grupo, o que pode acarretar em problemas sociais e psicológicos mais adiante.

 

  1. Na opinião do grupo, a realização deste estudo foi ética? Houve, na pesquisa, algum dilema ético?

Existem pontos a serem observados. A ideia em si não é antiética, porém foi levada até as últimas consequências, o que foi irresponsável. É importante perceber que o encarceramento dos participantes, embora fossem voluntários, reuniu um grupo de pessoas que estavam interessadas, principalmente, no dinheiro, desconsiderando o que a experiência em si acarretaria para eles. Acreditamos que, o que deu errado foi a falta de problematização da parte dos pesquisadores, que falharam em preparar melhor os participantes e não avaliaram previamente certos aspectos da personalidade humana, especialmente o poder que foi delegado aos guardas. Os pesquisadores também acabaram optando por seguir com o estudo mesmo percebendo que este deveria ter sido interrompido, considerando unicamente os resultados do estudo e desconsiderando que o objeto de estudo eram pessoas, o que foi bastante antiético e colocou a sanidade mental e a segurança dos participantes em jogo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (64.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com