TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões sobre Introdução ao Estudo de Direito

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.035 Palavras (5 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 5

1. Quais argumentos do autor confirmam a afirmação de que a teoria normativa também pode ser compatível com o pluralismo jurídico?

É impossível imaginar uma sociedade contemporânea sem pluralismo jurídico, visto que, há uma multiplicidade de relações sociais entre indivíduos que demandam uma atuação efetiva do Estado, ou seja, o juiz tem o papel de intérprete da lei e mediador dos conflitos, por meio de normas estatais. Para a teoria normativa, norma tem sentido amplo e abrangem todas as normas criadas pelo Estado, que por sua vez são regras de condutas.

Bobbio (2008, p.35) explica:

Em suma, não existe nenhuma razão que induza a rejeitar que a teoria normativa também possa ser compatível com o pluralismo jurídico, já que não há nenhum motivo para restringir a palavra "norma", assim como é usada pela teoria normativa, somente às normas do Estado.

2. Quais são os problemas decorrentes da possibilidade de as normas jurídicas serem estudadas tanto sob o aspecto da justiça, quanto da validade e da eficácia?

No aspecto da justiça o problema se encontra na essência da norma jurídica, isto é, se ela cumpre ou não o seu papel perante as relações sociais. O autor do texto considera que deve analisar se ela é apta, isto é, justa. O questionamento é subjetivo, pois o que para uns pode ser plenamente justo, para outros pode ser injusto. Ou ainda em determinado caso ela é justa, em outros não será. Logo, irá depender de cada situação, dos sujeitos envolvidos e da sociedade sujeita àquela norma.

         Quanto à validade da norma, o problema consiste na sua existência, ou seja, não se preocupa em verificar se a norma é justa ou apta, mas sim se ela é pautada de legalidade e respaldos jurídicos. A existência da norma deve se observar as competências legislativas e judicial, constitucionalidade, Vacatio Legis (prazo para entrar em vigor), entre outras exigências.

         Já em relação à eficácia da norma, o problema se concentra nos seus efeitos, isto é, se àquela norma é cumprida pelos seus respectivos destinatários; se não cumprida, qual será a medida coercitiva para tanto e ainda se está sendo de fato realizada.

Bobbio (2008, p. 48) expõe:

Estes três critérios de valoração de uma norma dão origem a três ordens distintas de problemas, e são independentes um do outro, no sentido em que a justiça não depende nem da validade nem da eficácia, a eficácia não depende nem da justiça, nem da validade.

3. O que significa estudar as normas jurídicas sob a perspectiva formal? Quais são as observações conclusivas feitas pelo autor ao trabalhá-las sob essa perspectiva?

Significa que a análise da norma é no âmbito da sua finalidade e hipótese de incidência. A metodologia do estudo será pela lógica deôntica e ôntica adotada por Hans Kelsen, onde “Se é A, deve ser B”; “Se não B, então deve ser C”. Nessa perspectiva, não se preocupa com a materialidade da norma em si, e parte do pressuposto que a norma é cumprida, pois se não for, haverá uma sanção.

 

Bobbio (2008, p. 69 e 70) aponta alguns argumentos que defende essa perspectiva, vejamos:

[...] É formal no sentido em que consideraremos a norma jurídica independentemente do seu conteúdo, ou seja, na sua estrutura. Toda norma, assim como toda proposição, apresenta problemas estruturais que são formulados e resolvidos sem se atentar par ao fato de que ela tenha este ou aquele conteúdo.

4. Como se relacionam imperativos e permissões? Como se relacionam também imperativos e juízos hipotéticos?

Imperativo determina e impõe alguma regra/dever, enquanto permissões não obrigam, mas sim faculta o sujeito destinatário ao um direito seu. Imperativos e permissões se relacionam na medida em que um contrapõe a outro, ou seja, as normas jurídicas são dever e direito ao mesmo tempo, entretanto, se verifica que, há determinadas regras de condutas que possuem mais características de imperativos ou permissões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (120.3 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com