TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DA CONFERÊNCIA - DR. DANIEL ANTONIO ELIAS

Por:   •  11/3/2018  •  Relatório de pesquisa  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

Fundação Educacional Jayme de Altavila - FEJAL

Faculdade CESMAC do Agreste

Curso de Direito

RELATÓRIO DA PALESTRA – DR. DANIEL ANTONIO ELIAS

Arapiraca – AL

2017

RELATÓRIO DA PALESTRA – DR. DANIEL ANTONIO ELIAS

[pic 1]

Arapiraca – AL

2017

A palestra fora ministrada por Dr. Daniel Antonio Elias, um dos palestrantes, no segundo dia, do II Congresso Internacional de Estudos Constitucionais do Agreste, com o tema “La prevision social em La Argentina de hoy perspectivas”, ao a comparar a realidade do Brasil e da Argentina, apontando os pontos negativos e semelhantes dos países, o mesmo proporcionou uma maior compreensão de todos que estava ali presente.

          Ao expor, o tema, o mesmo, dividiu tal momento em fases históricas que a previdência da Argentina passou.

         Primeira fase:

 Iniciou no século 20 e durou até a década de 50. Inicialmente, os bancários e os servidores públicos criaram um fundo de pensão que, com o passar do tempo, foi adotado por outras profissões. Na década de 40, a aposentadoria se deu através do sistema de profissões. Tal etapa falhou, pois, algumas profissões eram mais privilegiadas, ocorrendo uma certa desigualdade.

        Segunda fase:

         Também conhecida como sistema solidário, ocorreu entre 1946 e 1993. Esse sistema consistiu na intervenção do estado, assim o trabalhador ativo pagava a aposentadoria dos inativos, através de suas contribuições. A segunda etapa fracassou por conta das crises previdenciárias.

        Terceira fase:

Teve início em 1994 e durou até 2008. Essa etapa teve presente um sistema misto, uma vez que o trabalhador tinha o poder de escolher se sua aposentadoria seria pelo sistema solidário (administrada pelo Estado) ou pela capitalização (através de uma instituição privada). Vale ressaltar que, caso o trabalhador não escolhesse, o estado optaria pelo sistema privado.

     

 A terceira etapa acabou sendo um fiasco, a Argentina pagou muito caro na transição do sistema, e isso, juntamente com outros fatores, gerou um sistema fiscal.

      Na intenção de resolver mais uma crise, em 2008 inicia-se a quarta etapa, com um sistema solidário, que dura até hoje. Ou seja, o que a segunda etapa.

     Para concluir, o Dr. Daniel afirmou que o país ainda não se recuperou totalmente das crises que enfrentou, mas já houve muita melhora no sistema previdenciário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (66 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com